A Prefeitura de São João de Meriti ainda não se pronunciou sobre a possibilidade de não cobrar impostos de moradores e comerciantes prejudicados pelas chuvas de janeiro. No dia 23 do mês, o deputado estadual Léo Vieira (PL) enviou um ofício ao prefeito, Dr. João, solicitando a isenção do IPTU 2024 e do ISS (Imposto sobre Serviço) a todos que foram acometidos com a perda de bens ou impedidos de continuar com suas atividades comerciais.
Até o momento, o município não respondeu a solicitação. O deputado aguarda que o retorno seja o mais breve possível e positivo para a população. Léo Vieira sustenta que a isenção de impostos é uma medida justa, e que o poder público precisa ajudar as famílias e comerciantes a retomarem as suas vidas.
“Muitas famílias e comerciantes perderam tudo, um prejuízo enorme. Infelizmente, sabemos que ainda vão enfrentar dificuldades por um tempo porque são humildes. A isenção de IPTU e ISS por parte da prefeitura se faz mais que necessária, é urgente, para atenuar a dor e minimizar tantas perdas causadas pelas enchentes”, justifica o deputado Léo Vieira, que participou de mutirões para limpeza e desobstrução de ruas.
No centro da cidade, o deputado também utilizou lonas e blocos de concreto doados para cobrir parte da encosta na Rua São Pedro, que desmoronou parcialmente e ameaçava terminar de vir abaixo, colocando em risco moradores da Travessa Nogueira e da Rua São João Batista.
Na tempestade de 12 de janeiro, em apenas duas horas, a chuva chegou à marca de 85mm acumulados na cidade, metade do volume esperado para um mês. O Rio Pavuna transbordou e a água invadiu casas e lojas.