SES assume operação do SAMU 192 na capital

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) na cidade do Rio de Janeiro passa a ser responsabilidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES) a partir desta segunda-feira (30/03). A SES assumiu a gestão operacional do serviço e vai atuar no atendimento emergencial da população em parceria com o Corpo de Bombeiros.  A mudança atende a uma determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Neste momento, o serviço deixa de ser administrado exclusivamente pelo Corpo de Bombeiros, que, no entanto, continuará cedendo instalações de quartéis de todas as regiões da cidade, onde ficarão os veículos e as equipes médicas que prestarão socorro a quem fizer o chamado pelo telefone. A população fluminense seguirá contando com o atendimento do Corpo de Bombeiros em ocorrências como colisão, capotagem, queda de moto, atropelamentos e tantas outras situações de socorro e salvamento. 

Eleições em Caxias

O vereador caxiense Wendell, vice na chapa de Marcelo do Seu Dino para a prefeitura de Duque de Caxias, se filia ao PSDB e reforça candidatura para eleições de outubro.

Logística garantida durante a crise

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou ontem (30) em coletiva de imprensa no Palácio do Planalto que a logística de transporte do país está funcionando, principalmente para garantir o abastecimento de insumos essenciais durante a pandemia do novo coronavírus. Ele citou o acerto feito entre governo e companhias aéreas para manter a conexão entre as principais cidades do país. “Hoje nós temos 46 localidades do Brasil atendidas com o serviço de transporte aéreo, por meio das principais companhias brasileiras. Conseguimos condensar a pouca demanda que nós tínhamos em cada uma das companhias, fazendo com que cada perna fosse executada por uma companhia”, afirmou. Segundo ele, os portos seguem operando normalmente e foi feito um acerto com todos os secretários estaduais de transporte do país para que não houvesse obstrução de rodovias, além da liberação de atividades de suporte ao setor de transporte, como borracharias, lanchonetes na beira de estradas, entre outros serviços.  O Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) montaram 130 pontos de atendimento aos caminhoneiros em rodovias de todo o país. Nesses pontos, são prestados serviços de orientação em saúde, com distribuição de kits de higiene e alimentos. 

Brumadinho

A Justiça determinou que seja repassado à prefeitura de Brumadinho (MG) R$ 108,7 milhões de multas ambientais aplicadas à empresa de mineração Vale S.A., por conta do rompimento da Barragem no Córrego do Feijão. A decisão é da juíza da 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude da Comarca de Brumadinho, Perla Saliba Brito. O acordo foi homologado na última sexta-feira (27) e tornado público nesta segunda-feira (30). Os valores das multas terão de ser aplicados exclusivamente na execução de obras e iniciativas de infraestrutura do município, incluindo área da saúde e projetos de natureza socioambiental, relacionados direta ou indiretamente com o rompimento da barragem. Na sentença, a juíza ressaltou a impossibilidade de utilização do dinheiro na reparação dos danos decorrentes do rompimento da barragem, porque a Vale já se encontra obrigada, por sentença judicial própria, à reparação integral do dano ambiental causado.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.