Novo secretário

O governador Wilson Witzel deu posse na segunda-feira (21) a Jorge Gonçalves da Silva como secretário de Trabalho e Renda, em cerimônia na Sala Cecília Meirelles, na Lapa. Desde o início da gestão, as funções da nova pasta eram desempenhadas por uma subsecretária da área de Desenvolvimento Econômico. A criação da secretaria, de acordo com o governador, tem o intuito de ajudar os trabalhadores a se adequarem ao novo mercado de trabalho, que passa por um momento de crise. “Ao longo desses meses de governo, percebi que nós precisávamos dar protagonismo a uma área pública, que é de capital importância, e cuidar não só da geração de emprego, mas do novo trabalhismo. Hoje, o Brasil vive uma crise de identidade de trabalho e emprego. Estamos longe do nível de pleno emprego e muitos trabalhadores estão indo para a informalidade. O nosso grande desafio é capacitar essas pessoas para que elas consigam o trabalho formal, mas também para que tenham a oportunidade de empreender”, afirmou o Witzel.

Capacitação Defesa Civil em Queimados

Pensando em prevenir situações de pânico, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Civil, realizou na segunda-feira (21), mais um encontro com os monitores no curso de Proteção Básica e Defesa Civil no CIEP 341 – Sebastião Pereira Portes. O objetivo do encontro foi tornar os alunos da unidade em novos multiplicadores dos meios de comunicação utilizados pelo órgão. A iniciativa faz parte dos pacotes de medidas do Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) do município. O verão está chegando e é preciso que todos os agentes voluntários da Defesa Civil estejam atentos as informações sobre a estação mais chuvosa do ano. Além de participarem do curso oferecido pela pasta na unidade, na oportunidade os alunos aprenderam sobre a forma de propagação e acúmulo de chuva, as mensagens de SMS que a Defesa Civil do Estado repassa aos telefones dos moradores e dos procedimentos das ocorrências do período crítico do verão. O projeto “Defesa Civil nas Escolas” acontece desde 2017 na unidade e, no total já formou cerca de 150 estudantes do curso de formação de professores. Segundo o Coordenador de Defesa Civil, André Faria, ressalta a importância das capacitações com membros da sociedade civil. “Com chegada do verão, o momento é propicio que a população recebe capacitações em seus bairros para evitar a propagação do pânico em momentos de crise. Por isso, estamos realizando esse encontro”, contou o agente.

Exposição de Bonsai em Queimados

Raízes que crescem em formatos exóticos, flores de cores vivas e até frutos em miniatura: essas são algumas das belezas proporcionadas pela arte do bonsaísmo, técnica milenar oriunda do continente asiático que há 21 anos conquistou o queimadense Alexandre Neri (46). Autodidata, o comerciante se prepara para expor sua coleção de 70 espécimes na Estação Cidadania Planeta Futuro (Rua Macaé, 430, São Roque). O evento, promovido pela Prefeitura de Queimados, por meio das Secretarias Municipais de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Cultura e Turismo, acontecerá no próximo sábado (26), a partir das 9h. A entrada é franca.

Cartão da pessoa com deficiência

O deficiente, portador de moléstia degenerativa de difícil percepção – no âmbito do Estado do Rio de Janeiro – terá um cartão que comprovará essa condição. É o que estabelece a lei 8.574/19 do deputado Marcos Muller (PHS), que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada pelo Diário Oficial do Executivo na terça-feira (22). O deficiente ou seu representante legal poderá obter o cartão junto ao Detran/RJ, apresentando laudo médico que ateste a deficiência do assistido, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. A lei diz ainda que o cartão da pessoa com deficiência será emitido gratuitamente e sem invalidar qualquer outro documento de comprovação que por ventura o deficiente já possua. Segundo Muller, o objetivo da lei é garantir o direito de ir e vir da pessoa com deficiência.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.