A Verdade em Preto e Branco

Comprovação de autismo para isenção do IPVA será feita com carteira de identidade especial

As pessoas com autismo ou deficiências física, intelectual ou visual deverão comprovar sua condição para isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) por meio da carteira de identidade especial emitida pelo Departamento de Trânsito (Detran-RJ). É o que determina a lei Nº 8605/19 que foi sancionada pelo governador Wilson Witzel e publicada no Diário Oficial do Poder Executivo na segunda-feira (4). O texto, de autoria do Deputado Marcelo do Seu Dino (PSL), altera a Lei 2.877/97, que regulamenta o IPVA no Estado do Rio. Atualmente, a comprovação da condição para isenção do pagamento do IPVA é feita através de laudos médicos. “Tendo em vista que, para adquirir a identidade especial, é obrigatória a apresentação de laudo médico, se torna desnecessário apresentar novamente esses mesmos laudos para solicitar isenção do imposto”, justificou o parlamentar.

Bolsa volta a bater recorde

Num dia de otimismo no mercado financeiro, a bolsa de valores voltou a bater recorde. O índice Ibovespa, da B3 (antiga Bolsa de Valores de São Paulo), encerrou a segunda-feira (4) aos 108.779 pontos, com alta de 0,54%. Ao longo do dia, o indicador chegou a superar os 109 mil pontos. A sessão foi marcada pela confiança tanto no Brasil como no exterior. No cenário internacional, o secretário de Comércio Exterior, Wilbur Ross, disse que um acordo comercial entre os Estados Unidos e a China deve ser assinado ainda este mês. Em Nova York, os índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq também fecharam no maior valor da história.

Limpeza das praias atingidas pelo óleo

Dois porta-aviões e uma fragata da Marinha partiram do Rio de Janeiro na segunda-feira (4) para atuar em ações humanitárias relacionadas ao meio ambiente, na recuperação de áreas atingidas pelo óleo e no monitoramento das praias da região. Com previsão de chegada no próximo domingo (10), os porta-aviões Atlântico e Bahia e a fragata Liberal levam mais de 2 mil militares, entre os quais 725 fuzileiros navais. Também estão sendo transportados oito helicópteros, que atuarão em conjunto com a Força Aérea Brasileira (FAB). Até agora, mais de 3.370 militares da Marinha, com apoio de 23 navios da esquadra, além de mais quatro da Petrobras, estão trabalhando para reverter a situação no litoral do Nordeste, atingido há mais de dois meses por resíduos de óleo cru. As ações contam também com o apoio de 5 mil militares do Exército, que dispõem de 140 viaturas e equipamentos. Também auxiliam os trabalhos 15 aeronaves da Marinha, da Força Aérea Brasileira (FAB), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Petrobras.

Witzel viaja à Inglaterra para atrair investimentos

O governador Wilson Witzel inicou ontem uma série de agendas oficiais em Londres, na Inglaterra, para atrair novos investimentos e parcerias e aumentar o fluxo de turistas europeus no Estado do Rio. Acompanhado dos secretários de Turismo, Otavio Leite, e de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais, Lucas Tristão, Witzel participa da abertura e inauguração do estande do Rio em uma das mais importantes feiras de turismo do mundo, a World Travel Market London (WTM). Hoje (5), o governador se reúne com empresários para apresentar o novo Programa Rio Capital da Energia, lançado no último dia 28. A iniciativa vai consolidar o Estado do Rio de Janeiro como referência em segurança no abastecimento nacional, além de se tornar protagonista na transição energética do Brasil para uma matriz mais diversificada. Witzel também visitará a Autoridade de Projetos de Infraestrutura para trocar experiências sobre o desenvolvimento do setor.  

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.