A Verdade em Preto e Branco

Testes em urnas eletrônicas encontram falhas mínimas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (29) o período de cinco dias seguidos de testes públicos para confirmar a segurança do processo de votação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2020. Segundo o TSE, um grupo de peritos da Polícia Federal (PF) conseguiu encontrar falhas superficiais no sistema, que não comprometeram o sigilo do voto. Durante o período de testes, o TSE abriu parte dos 30 mecanismos de segurança do equipamento para que os peritos pudessem violar o sistema. Dessa forma, segundo o tribunal, os peritos da PF conseguiram alterar informações secundárias, mas os dados sobre os eleitores e os candidatos permaneceram inviolados. Segundo a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, as pequenas falhas encontradas são importantes para melhorar o sistema da urna. “O objetivo deste evento foi de fortalecer o sistema eletrônico de votação, verificar se os recursos implementados na urna atendem as necessidades de segurança”, afirmou a ministra. 

Ministro da Saúde visita hospitais em Duque de Caxias

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visita hoje (30) o Hospital Municipal do Olho de Duque de Caxias. Ainda na cidade, o ministro conhecerá o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, referência em atendimento na Baixada Fluminense pelo SUS.

Mutirão de Saúde em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita entra na campanha do Dezembro Vermelho na quarta-feira, dia 4. Para marcar o mês de combate ao HIV, o governo municipal promoverá um mutirão de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A equipe estará na Praça Darcy Ribeiro, em frente à estação de trem Edson Passos, a partir das 10h. Além de prestar informações sobre infecções sexualmente transmissíveis ao público, a Coordenadoria de Diversidade Sexual e a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Mesquita darão assistência a quem quiser realizar o teste na hora. A verificação será feita na UBS Edson Passos, que fica a poucos metros da praça.  Vale lembrar que os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde Paraná, na Rua Paraná 557, no Centro de Mesquita, e nas clínicas da família Jacutinga, Walter Borges (Chatuba) e Dr. Jorge Campos (Coreia).

Parcelamento de ICMS pela internet

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) publicou ontem a Resolução Sefaz 87/19, que permite o parcelamento de débitos de ICMS pela internet. Essa é mais uma iniciativa para facilitar o cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes e estimular a autorregularização. Os interessados devem acessar o site www.fazenda.rj.gov.br e efetuar a solicitação por meio do Sistema Fisco Fácil. Os valores mínimos das parcelas serão de 450 Ufir (R$ 1.539,49 em valores atuais) para pessoas jurídicas e 65 Ufir (R$ 222,37 em valores atuais) para pessoas físicas. Com o pedido de parcelamento realizado diretamente pela internet não haverá cobrança de taxa estadual, apenas os juros decorrente dos atrasos. Será possível ter, no máximo, quatro parcelamentos ativos concedidos a partir de novembro de 2018. No caso de o contribuinte já estar quitando outras dívidas de ICMS em prestações, uma das exigências para conseguir um novo parcelamento é estar com o pagamento dos outros parcelamentos vigentes em dia. Em caso de atraso no pagamento, o saldo devedor será encaminhado para a Dívida Ativa após 30 dias para créditos não tributários. No caso de créditos tributários, o parcelamento será rescindido em caso de atraso por mais de 90 dias ou não pagamento de três parcelas, consecutivas ou não.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.