A Verdade em Preto e Branco

Testes em urnas eletrônicas encontram falhas mínimas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerrou nesta sexta-feira (29) o período de cinco dias seguidos de testes públicos para confirmar a segurança do processo de votação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2020. Segundo o TSE, um grupo de peritos da Polícia Federal (PF) conseguiu encontrar falhas superficiais no sistema, que não comprometeram o sigilo do voto. Durante o período de testes, o TSE abriu parte dos 30 mecanismos de segurança do equipamento para que os peritos pudessem violar o sistema. Dessa forma, segundo o tribunal, os peritos da PF conseguiram alterar informações secundárias, mas os dados sobre os eleitores e os candidatos permaneceram inviolados. Segundo a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, as pequenas falhas encontradas são importantes para melhorar o sistema da urna. “O objetivo deste evento foi de fortalecer o sistema eletrônico de votação, verificar se os recursos implementados na urna atendem as necessidades de segurança”, afirmou a ministra. 

Ministro da Saúde visita hospitais em Duque de Caxias

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, visita hoje (30) o Hospital Municipal do Olho de Duque de Caxias. Ainda na cidade, o ministro conhecerá o Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, referência em atendimento na Baixada Fluminense pelo SUS.

Mutirão de Saúde em Mesquita

A Prefeitura de Mesquita entra na campanha do Dezembro Vermelho na quarta-feira, dia 4. Para marcar o mês de combate ao HIV, o governo municipal promoverá um mutirão de testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites B e C. A equipe estará na Praça Darcy Ribeiro, em frente à estação de trem Edson Passos, a partir das 10h. Além de prestar informações sobre infecções sexualmente transmissíveis ao público, a Coordenadoria de Diversidade Sexual e a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica de Mesquita darão assistência a quem quiser realizar o teste na hora. A verificação será feita na UBS Edson Passos, que fica a poucos metros da praça.  Vale lembrar que os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C estão disponíveis no Centro Municipal de Saúde Paraná, na Rua Paraná 557, no Centro de Mesquita, e nas clínicas da família Jacutinga, Walter Borges (Chatuba) e Dr. Jorge Campos (Coreia).

Parcelamento de ICMS pela internet

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) publicou ontem a Resolução Sefaz 87/19, que permite o parcelamento de débitos de ICMS pela internet. Essa é mais uma iniciativa para facilitar o cumprimento das obrigações tributárias por parte dos contribuintes e estimular a autorregularização. Os interessados devem acessar o site www.fazenda.rj.gov.br e efetuar a solicitação por meio do Sistema Fisco Fácil. Os valores mínimos das parcelas serão de 450 Ufir (R$ 1.539,49 em valores atuais) para pessoas jurídicas e 65 Ufir (R$ 222,37 em valores atuais) para pessoas físicas. Com o pedido de parcelamento realizado diretamente pela internet não haverá cobrança de taxa estadual, apenas os juros decorrente dos atrasos. Será possível ter, no máximo, quatro parcelamentos ativos concedidos a partir de novembro de 2018. No caso de o contribuinte já estar quitando outras dívidas de ICMS em prestações, uma das exigências para conseguir um novo parcelamento é estar com o pagamento dos outros parcelamentos vigentes em dia. Em caso de atraso no pagamento, o saldo devedor será encaminhado para a Dívida Ativa após 30 dias para créditos não tributários. No caso de créditos tributários, o parcelamento será rescindido em caso de atraso por mais de 90 dias ou não pagamento de três parcelas, consecutivas ou não.

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.