Tenda do consumidor em Magé

A Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Esta­do do Rio de Janeiro (Alerj) vai atender à população neste sába­do (7), em Magé. Será instalada uma tenda na Rua Agostinho de Matos, 515, Centro, com serviços como reclamações de relação de consumo, queixas sobre a atuação de órgãos públicos, esclarecimentos de dúvidas, orientações jurídicas, entre outros. Os interessados podem comparecer ao local das 9h às 13h. As questões que não forem resolvidas no mesmo dia serão enviadas para a sede da Codecon, no Edifício Leonel de Moura Brizola, na Rua da Alfândega, nº 8, Centro do Rio, onde estão disponíveis guichês de atendimento ao cidadão. Os serviços funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h. A Codecon recebe também demandas da popula­ção por meio do seu site e do Disque Defesa do Consumidor (0800 282 7060).

Fase conturbada

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse ontem (6) que o mundo atravessa uma fase conturbada, com o tradicional modelo político e econômico se rompendo e um novo modelo ainda não estabelecido.“Estamos vivendo uma era de mares revoltos, de céus um tanto quanto cinzentos”, disse Mourão ao receber do governo do Paraná a comenda Expoente da Defesa do Estado Democrático de Direito e da Constituição Federal, concedida a várias autoridades por ocasião do Dia Nacional da Justiça e da Família, no próximo domingo (8).

Presidente do BNDES diz que não faltam recursos para saneamento

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, disse on­tem (6), que não faltam re­cursos para investimentos em saneamento no país. O que é preciso é melhorar a gestão do dinheiro, defendeu, no encontro BNDES com ‘S’ de Social e de Saneamento. Ele disse que tanto o BNDES, como o Brasil, cometeram erros na agenda de saneamento e, diante disso, atu­almente o país tem 100 milhões de pessoas vivendo sem sane­amento básico. “Tem dinheiro para investir em saneamento. O que falta é uma priorização nossa como país, uma organi­zação nossa como sociedade, e uma vontade política de assim fazê-lo. A gente está prestes a resolver isso. Se Deus quiser, com a aprovação do Marco do Saneamento, a gente abre uma nova fase de tratamento de água, de proteção de água e de proteção ambiental para o povo brasileiro”, disse.

Receita apreende 95 kg de cabelo humano e sintético no Galeão

A Receita Federal divulgou ontem (6) que apreendeu 71kg de cabelo humano e 24kg de cabelo sintético no Aeroporto Internacional Tom Jobim/ Galeão. As mercadorias estavam na bagagem de um casal estrangeiro que embarcou na China e ti­nha como destino final o aeroporto de Guarulhos em São Paulo. Na ação, o Serviço de Conferência de Bagagem Acompanhada encontrou 4kg de fitas para confecção de perucas e apliques. De acordo com a Receita Federal, o trabalho é resultado da troca de informações entre as equipes de gestão de riscos aduaneiros das alfândegas da Receita Federal no aeroporto do Galeão e no aeroporto de Guarulhos. As mercadorias foram avaliadas em aproximadamente R$120 mil e estão sujeitas à pena de perdi­mento. Os passageiros foram encaminhados à Polícia Federal.

Papo de responsa

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) realizou ontem na Cidade da Polícia, o evento Programa Papo de Responsa Resultados e Novos Rumos. A ação teve como ob­jetivo apresentar os resultados do Programa Papo de Responsa ao longo do ano de 2019, além de promover um debate com a comunidade educacional, auto­ridades, celebridades e socieda­de civil sobre a importância da aproximação da polícia com a sociedade. “Quem conhece a Polícia Civil geralmente é quem está precisando de nós, porque a Polícia Civil atua basicamente após o crime. Mas com o Papo de Responsa nós podemos levar a Polícia Civil a pessoas que não estão precisado de nós, pelo menos neste momento”, ressaltou o secretário de Estado de Polícia Civil, Marcos Vinícius Braga. Criado em 2008, o Papo de Responsa é um programa de responsabilidade social e educação complementar da Sepol, vinculado à Academia Estadual de Polícia Sylvio Terra, para interlocução da Instituição com a população. Agentes, uniformizados, visitam escolas de segundo segmento e ensino médio, públicas e privadas, universidades, instituições reli­giosas, conselhos comunitários, empresas, para promoverem um “papo de responsa”, ou seja, um bate papo descontra­ído sobre ética, ações de pre­venção à violência, crime e o papel do policial na sociedade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.