Japeri homologa eleições de gestores de escolas municipais

 A Prefeitura de Japeri homologou e diplomou na sexta-feira os últimos 11 dos 33 gestores – diretores e subdiretores – de unidade de ensino municipal eleitos democraticamente pela comunidade escolar. A cerimônia, bastante concorrida, aconteceu no Ciep Cyrene Moraes Costas, no bairro da Chacrinha, em clima de muita festa, sob o comando da secretária municipal de Educação, professora Roberta Bailune. O antigo anseio da comunidade escolar transformou-se em um grande momento de confraternização, representando um avanço para a classe, que se sentiu extremamente prestigiada no que diz respeito à valorização do profissional da Educação. O secretário de Governo, Rodrigo Marques, que representou o prefeito em exercício, Cezar Melo, lembrou que os novos gestores estão assumindo um cargo respaldado pela comunidade escolar. Com as eleições, segundo ele, aumenta ainda mais a responsabilidade de cada diretor de escola.

Operação desarticula organização criminosa na Baixada

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol), por meio da Delegacia de Homicídios da Baixada Fluminense (DHBF), realiza, na manhã de ontem (17), uma operação para desarticular uma organização criminosa de milícia apontada como responsável pela prática de diversos homicídios no município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A ação tem como objetivo cumprir 68 mandados de busca e apreensão contra a quadrilha. Até o momento três pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e cinco armas foram apreendidas. De acordo com as investigações, o bando é chefiado pelo miliciano Mário Barbosa Marques Júnior, conhecido como Van Damme. A quadrilha atua especificamente nos bairros de Miguel Couto e Genenciano, em Nova Iguaçu, extorquindo moradores e explorando serviços clandestinos de água, gás e TV a cabo. A investigação apontou ainda que o grupo criminoso é responsável por diversos homicídios, sequestros e ocultações de cadáveres, na Baixada Fluminense. No início desse ano, a DHBF chegou a localizar cemitérios clandestinos da milícia chefiada por Van Damme. As investigações estão em andamento para identificar os corpos e prender todos os integrantes da quadrilha.

Crimes violentos letais intencionais registram queda de 21% este ano

Os crimes violentos letais intencionais – que incluem homicídio doloso, roubo seguido de morte e lesão corporal seguida de morte – registraram queda de 21% este ano no estado do Rio de Janeiro. Foram 3.816 vítimas em 2019 contra 4.816 em 2018. Este foi o menor número para o período nos últimos 20 anos. Na comparação mensal com novembro, o recuo foi de 15%. De janeiro a novembro de 2019, os homicídios dolosos caíram 20%, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 3.669 mortes este ano e 4.604 em 2018. Esse é o menor número de vítimas para o acumulado do ano desde o início da série histórica, em 1991. Na comparação com novembro de 2018, o declínio foi de 16%. Os roubos seguidos de morte (latrocínio) registraram queda de 32% entre janeiro e novembro de 2019, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Em 2019, foram 110 vítimas, o menor para o período desde 2012.Já as mortes por intervenção de agente do Estado caíram 1% em novembro deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Este foi o quarto mês seguido de queda do indicador: 195 casos em julho, 173 em agosto, 154 em setembro, 144 em outubro e 135 em novembro. Na comparação com outubro deste ano, a redução foi de 6%.

Fazenda cria robô para identificar e cobrar divergências fiscais

A Secretaria de Estado de Fazenda do Rio (Sefaz-RJ) criou mais uma ferramenta para aprimorar a fiscalização e a arrecadação de impostos: um robô integrado ao sistema Fisco Fácil que monitora automaticamente toda a base de contribuintes pessoas jurídicas do estado, busca divergências fiscais e cobra as pendências identificadas. Em pouco mais de duas semanas, cerca de R$ 130 milhões ingressaram no caixa do Tesouro Estadual por meio da ferramenta automatizada. A pesquisa do robô considera as notas fiscais e as declarações dos contribuintes. Quando o sistema encontra uma inconsistência, a empresa é avisada por meio do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DeC) e pelo Fisco Fácil, onde podem ser encontrados os detalhes e as orientações para a autorregularização. Inicialmente, será possível quitar as pendências sem multa, desde que não haja uma ação fiscal já aberta contra o contribuinte.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.