Obras em Santa Cruz da Serra

A Prefeitura de Duque de Caxias está executando no terceiro distrito o recapeamento asfáltico da Avenida Automóvel Clube, em Santa Cruz da Serra. Nessa etapa, a Secretaria Municipal de Obras vai asfaltar o trecho da entrada pela Rodovia Washington Luiz ao acesso do bairro Nova Campinas, nos dois sentidos. As obras fazem parte do programa de melhoria dos bairros, iniciado em 2017 pelo prefeito Washington Reis. O bairro é um dos que mais cresceu na região, oferecendo melhor qualidade de vida aos moradores e atraindo investimentos na área do comércio e serviços. É no bairro Santa Cruz da Serra que a Prefeitura vai inaugurar no próximo ano a maternidade pública que será referência no estado no atendimento a gestantes. É na região também que está instalada a Universidade Federal do Rio de Janeiro, cuja obra foi concluída no atual governo e poderá ter em breve um curso de medicina. O programa de melhoria dos bairros vem levando dignidade aos moradores de todos os distritos. Santa Cruz da Serra é um bairro do distrito de Imbariê que vem recebendo atenção do governo. Em várias localidades a Secretaria de Obras vem realizando obras de macrodrenagem, pavimentação asfáltica e recuperando as ruas dos bairros com a operação tapa-buracos.

Unesco em Mesquita

Uma equipe da Unesco visitará Mesquita nesta quinta-feira, dia 19 de dezembro. A reunião começa às 9h, no auditório Zelito Viana, na sede da prefeitura. A intenção é alinhar as informações a respeito do Programa Criança Feliz e participarão dessa conversa o prefeito Jorge Miranda, a secretária de Assistência Social de Mesquita, Erika Rangel, coordenadores de CRAS e a equipe responsável pelo desenvolvimento do programa na cidade.  O Programa Criança Feliz cria políticas públicas que beneficiam a qualidade de vida na primeira infância, promovendo o desenvolvimento integral nesse período – considerando sua família e seu contexto de vida. E, com isso, reduz significativamente a taxa de mortalidade infantil no Brasil. O programa atende as crianças desde a gestação das mães até os 6 anos de idade.Trata-se de uma ação complementar ao Bolsa Família, mas sem transferência direta de renda. O programa consiste em assistência especial às crianças que pertencem às famílias vulneráveis, com visitas semanais nas residências de beneficiários do Bolsa Família. Para isso, a equipe é composta por diferentes especialistas e o projeto conta com a ajuda de pedagogos, centros de referência de assistência social e escolas.

Empresas inadimplentes

O número de empresas inadimplentes chegou a 6 milhões em outubro deste ano, o maior da série histórica, desde 2016, quando a Serasa Experian começou a fazer o levantamento. O número é 9,1% maior do que o do mesmo mês do ano passado, quando havia 5,5 milhões de empresas nessa condição, e 0,4% maior, quando comparado com setembro deste ano. A Serasa Experian, autora do levantamento, presta serviços informativos para apoio na tomada de decisões das empresas. Segundo a Serasa, o indicador foi impulsionado pela negativação de companhias com cinco a dez anos de existência, que representam 30,6% de todas as organizações com contas em atraso. O economista da Serasa Experian Luiz Rabi explicou que, enquanto os empreendimentos mais recentes buscam crédito para criar e estabilizar os negócios, os mais antigos usam os valores para crescer. De acordo com Rabi, com o crescimento econômico abaixo da expectativa em 2019, muitas empresas não conseguiram transformar os investimentos em vendas e tornaram-se inadimplentes. O setor de serviços teve representatividade de 49,8% dentre todas as organizações negativadas em outubro deste ano. Em seguida, vieram comércio (40,8%), terceiro setor (0,2%) e financeiro (0,1%).

Médicos pelo Brasil

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no início da tarde de ontem (18), no Palácio do Planalto, a lei que cria o programa Médicos pelo Brasil. O programa substituirá o Mais Médicos, criado em 2013.  Ao todo, o Ministério da Saúde prevê 18 mil vagas para médicos em todo o país, principalmente em municípios pequenos e distantes dos grandes centros urbanos. Segundo a pasta, esse número amplia em 7 mil vagas a oferta atual de médicos em municípios onde há os maiores vazios assistenciais do Brasil. O programa também vai formar médicos especialistas em medicina de família e comunidade.  Em entrevista à imprensa, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, informou que os primeiros médicos contratados pelo novo programa começarão a trabalhar em cerca de quatro meses. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.