Fórum de secretários do Meio Ambiente

Para debater formas de preservação, Queimados recebeu na segunda-feira (16) o 2º Fórum de Secretários do Meio Ambiente da Região Hidrográfica. No encontro, foram apresentados os principais projetos realizados pelo Comitê Guandu-RJ. A reunião aconteceu no auditório do Centro de Esporte e Lazer da Terceira Idade e contou com a presença de representantes dos municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Seropédica, Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras.

Show no TopShopping

O TopShopping recebe a cantora Bárbara Gonçalves no palco do Top Music, hoje (18). Bárbara teve seu primeiro contato com a música aos 5 anos de idade, tocando flauta doce. Aos 8 anos, descobriu o dom para o canto. A artista, além de cantora, também é compositora e, há mais de 10 anos, vem atuando com enfoque na Música Popular Brasileira, sua paixão. Bárbara Gonçalves estudou canto popular na Escola de Música Villa Lobos e posteriormente na Escola Portátil de música, onde pôde aprimorar os seus conhecimentos como cantora e se aprofundar na diversidade do Choro e do Samba. Atualmente, além dos shows, a cantora vem trabalhando na elaboração de seu EP com músicas autorais e de novos compositores do Rio de Janeiro.A apresentação de Bárbara Gonçalves será nesta quarta-feira (18), às 19h, na praça de alimentação do 2º piso. O evento é gratuito!

Dia do Árvore

Para comemorar o “Dia da Árvore”, celebrado no dia 21 de setembro, a Prefeitura de Queimados, por meio da Secretaria Municipal de Ambiente e Defesa dos Animais, preparou uma programação especial. As ações começarão neste sábado (21), com distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica, troca de óleo de cozinha por produtos de limpeza, panfletagem e música ao vivo, na Praça Nossa Senhora da Conceição, Centro, a partir das 9h. Na terça-feira (24), a comemoração fica por conta dos alunos dos CIEPs 341 Sebastião Pereira Portes e 355 Roquete Pinto. A partir das 13h, os estudantes participarão de um ecopiquinique com direito a apresentação musical e plantio no Horto Municipal Luiz Gonzaga da Macedo (Avenida Eduardo Ceridônio, s/n, bairro Fanchem). E, para encerrar o cronograma em grande estilo, os alunos da Escola Municipal Nelson Carneiro farão um grande tour pelo Parque Lage, no Jardim Botânico, na sexta-feira (27). 

Bactéria hospitalar

Uma pesquisa feita no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (SP), da Universidade de São Paulo (USP), mostra que a limpeza regular das UTIs adulta e neonatal do hospital não são capazes de combater as bactérias presentes no local. O estudo foi publicado em 28 de agosto em artigo na revista especializada Frontiers in Public Health. Segundo a pesquisa, a limpeza das UTIs resultou em uma ligeira diminuição na diversidade dos micróbios. No entanto, vários gêneros de bactérias foram resistentes à desinfecção, o que sugere que elas estão bem-adaptadas ao ambiente. “Em geral, o procedimento de limpeza era inconsistente. Os fatores de influência potenciais da limpeza insatisfatória incluem baixa eficiência do biocida usado, bactérias bem adaptadas à limpeza diária, soluções desinfetantes e toalhetes contaminados e conformidade variável ao procedimento de higiene e limpeza das mãos”, diz o texto da conclusão da pesquisa. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.