A Verdade em Preto e Branco

Período de matrículas em  Caxias termina dia 4 de março

O calendário de matrículas 2020 foi divulgado pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), desde o início de novembro do ano passado. Os pais e responsáveis devem observar as datas. Até o dia 10/01 serão efetivadas as matrículas dos contemplados na primeira fase nas unidades escolares, para estudantes de quatro e cinco anos e para o 1º Ano do Ensino Fundamental. Também serão realizadas diretamente nas escolas, até o dia 20/01, as transferências externas de alunos novos do 2º ano de escolaridade do Ensino Fundamental e de todas as etapas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Dos dias 16 a 21/01 serão feitas as atualizações dos quadros de vagas pelas escolas da rede municipal. Outro ponto que deve ser destacado é o término da matrícula nas unidades escolares do campo no dia 20/01. Já a partir do dia 22/01, começa a segunda fase de matrícula. As inscrições para as vagas remanescentes da primeira fase, para estudantes de quatro e cinco anos e para o 1º ano do Ensino Fundamental poderão ser feitas, via internet, até o dia 04/02. No dia 10/02 será divulgada a lista dos contemplados no site da SME. De 11 a 19/02 serão efetivadas as matrículas dos respectivos estudantes.
Durante o período de 27/02 a 04/03 será atualizado o quadro de vagas pelas escolas do município finalizando a segunda fase de matrículas no próprio dia 04. Quem não tiver acesso à internet ou encontrar dificuldades, pode procurar ajuda em alguma das 178 unidades da rede municipal, além da Sede da SME, localizada à Rua Prefeito José Carlos Lacerda, 1422, Jardim 25 de Agosto, no Centro de Duque de Caxias. O telefone de atendimento é o 2771-6787. Para mais informações sobre o processo de matrículas 2020, confira o calendário no site da SME/DC: www.smeduquedecaxias.rj.gov.br

Educação convoca universitários  para ‘Preparatório Nova Iguaçu’

A Secretaria de Educação de Nova Iguaçu está convocando o cadastro reserva dos estudantes universitários que residem na cidade e sejam oriundos de cotas para o preenchimento das vagas do “Preparatório Nova Iguaçu” para o ano letivo de 2020, referente ao processo seletivo de monitores realizado em 2019. Entre os dias 12 e 13 deste mês, de 9h às 13h ou das 13h às 16h, os 51 candidatos selecionados precisam comparecer na própria Secretaria de Educação, localizada na Avenida Abílio Augusto Távora (antiga Estrada de Madureira) 1806, no bairro da Luz.
Eles devem ir até ao local para assinar o termo de compromisso com o documento de identificação original. Os convocados vão participar de atividades e Programas devidamente designados pela Secretaria de Educação. A lista com os nomes dos convocados está no Diário Oficial desta quarta-feira (8), no site da Prefeitura de Nova Iguaçu.

Lei institui carteira nacional do autista

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem (8) a lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de expedição gratuita. Com o documento, essa população passa a ter prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. O Projeto de Lei (PL) 2.573/2019, que criou a carteira, foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 11 de dezembro do ano passado. A proposta foi apresentada pela deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e alterou dispositivos da Lei 12.764, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.  O PL ficou conhecido como Lei Romeo Mion, que é portador de autismo e filho do apresentador de TV Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida. Em postagem divulgada no Twitter  para informar a sanção do projeto, o presidente Jair Bolsonaro aparece em foto ao lado do apresentador e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.