Doação de sangue

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, dá continuidade nesta quarta (12), às 10h, à campanha “Meu sangue é Carnaval”, que busca incentivar as doações de sangue durante o período das festividades. O Salgueiro é a próxima grande escola a se apresentar no salão da unidade trazendo seus ritmistas, passistas e casal de mestre-sala e porta-bandeira. A Portela foi a primeira a se apresentar durante a abertura da campanha na última sexta (7). Mangueira e Beija-Flor vão ser as próximas escolas a visitarem o Hemorio durante essa semana. A campanha busca conscientizar a população sobre a importância da doação durante o Carnaval, período onde ocorre uma baixa de até 20% nos estoques disponíveis para transfusões, segundo o Ministério da Saúde. Além disso, a demanda por bolsas de sangue aumenta devido ao maior número de acidentes na cidade durante as festividades. De acordo com os parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares, é preciso que 1,5% a 3% da população doe regularmente. O Brasil tem hoje 1,8% de doadores. Em todo país são coletadas por ano uma média de 3,5 milhões de bolsas de sangue. O Hemorio fica na Rua Frei Caneca, 8, Centro – Hemorio (Ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar).

Vacinação móvel contra sarampo chega a mais quatro pontos

Para cumprir a meta de vacinar três milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos contra o sarampo, a Secretaria de Saúde está rodando o estado com sua vacinação itinerante. Esta semana, até sexta-feira (14), será a vez de Belford Roxo ganhar um reforço na imunização da população. Na capital, numa parceria com a Secretaria de Transportes e a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (Coderte), há ainda pontos fixos até o fim da campanha “RJ contra o Sarampo”, em março, em estações de destaque ou terminais de transporte, além do Hemorio e Iaserj Maracanã. Em 2020, de acordo com a Subsecretaria de Vigilância em Saúde da secretaria, foram notificados 154 casos de sarampo. Em 2019, foram registrados 333 casos da doença. O secretário de estado de Saúde reforça que a vacina é a única forma de proteção. Confira a agenda de Belford Roxo: 12/02: Nova Aurora – Av. Nova Aurora S/N (antiga rodoviária); 13/02: Heliópolis – na praça; 14/02: Wona – Alameda Ricardo, S/N

Obras no Lote XV

A região do Lote XV, em Belford Roxo está recebendo melhorias. A Secretaria de Conservação está fazendo obras para beneficiar os pedestres e motoristas, levando mais qualidade de vida. Recentemente, o concreto chegou nas ruas Joinville, bairro Outeiro, Agenor de Lima, no bairro Parque Amorim e na rua Nápolis, no Parque São Pedro. Para a moradora da rua Nápolis, Consuelo da Silva, 26 anos, o concreto é um sonho realizado. “Lutamos há anos por melhorias, pois aqui sempre foi lama. Agora iremos sair de casa sem pisar na lama e meu irmão cadeirante vai poder transitar pela rua com facilidade”, destacou Consuelo.  

Mudanças na formação de professores

O ministério da Educação (MEC) publicou o texto que cria a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). O documento define como deve ser a formação de licenciatura para futuros professores, e é baseado nas exigências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define as necessidades de aprendizado de alunos tanto da rede pública quanto da rede particular. A maior mudança, de acordo com o documento, é a exigência de aulas práticas presenciais que envolvam a equipe docente das instituições responsáveis por cursos de licenciatura. “A resolução estabelece as diretrizes e habilidades que irão nortear a formação inicial, definindo as competências que deverão ser desenvolvidas nos futuros professores”, explicou Janio Macedo, secretário de Educação Básica do MEC.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.