Alunos da Firjan SENAI Nova Iguaçu visitam o  mais moderno moinho de trigo da América Latina
Antonio Ferreira

Proprietária de uma padaria há 16 anos em Nova Iguaçu, Mônica Cristina Alves, 34, decidiu há um pouco mais de dois anos sair do escritório e buscar qualificação profissional na Firjan SENAI. Segundo ela, com a melhoria do serviço, as vendas já aumentaram cerca de 30%. “Com os cursos de Panificação, Confeitaria Fina e Tradicional, inovamos na produção e acrescentamos dez novos itens ao nosso cardápio, diminuímos o desperdício e aprimoramos a qualidade dos produtos. Passamos ainda a ter uma visão do todo e, por isso, estamos investindo na infraestrutura e na logística da loja”, destaca a empresária e estudante, que levou dois de seus 13 funcionários para também se aperfeiçoarem.

 Como parte do curso, Mônica e mais cerca de 40 alunos de Panificação e de Confeitaria da Firjan SENAI Nova Iguaçu deixaram a sala de aula para conhecerem a fábrica da Bunge Brasil, em Duque de Caxias, uma das maiores empresas de alimentos e agronegócio do país. A iniciativa é uma parceria com o Sindicato das Indústrias de Massas Alimentícias, Panificação, Confeitaria e Afins da Baixada Fluminense (Simapan). Em dois dias de treinamento, um com foco em produção de salgados e o outro em confeitaria, o tour pela empresa foi dividido em três etapas: degustação, visita ao processo do mais moderno moinho de trigo da América Latina e prática. Os estudantes estavam acompanhados do professor da Firjan SENAI Rogê Portela.

Antonio Ferreira

Sandra Imperial, diretora do Simapan, explicou que buscar qualificação é investir em um futuro melhor para os profissionais e suprir as necessidades de um mercado de trabalho cada vez mais exigente. “É muito enriquecedora a experiência de conhecer o mais moderno moinho de trigo da América Latina, onde são escolhidos grãos de qualidade que garantem um excelente produto final e os mesmos são moídos e tratados, enfim, onde todo o processo começa até chegar às cozinhas”, explica Sandra, que informou ainda que o Sindicato fornece para os associados um banco de dados com profissionais capacitados.

Com investimentos de R$500 milhões, a Bunge Brasil construiu em Duque de Caxias uma unidade totalmente automatizada, utilizando tecnologia de ponta desde o recebimento da matéria-prima, passando pela classificação e beneficiamento dos grãos, até monitoramento e controle dos equipamentos de moagem e envase. Em todo o mundo, existem apenas 20 equipamentos similares ao que realiza o envase de farinha de trigo no Moinho Fluminense. Projetado para ser o mais moderno da América Latina, o novo Moinho Fluminense tem capacidade para moer mais de 600 mil toneladas de trigo por ano, em uma área de 7.000m², o que representa um aumento de mais de 50% sobre o que era processado.

Antonio Ferreira

 Através dos cursos de Panificação e de Salgados da Firjan SENAI, a estudante Vanessa Pires, 39 anos, que há seis trabalha com bolos e docinhos, expandiu a produção e aumentou a clientela. A autônoma diz que agora pensa em fazer Confeitaria para aprimorar os doces que já produz. “Tinha curiosidade em conhecer a fundo o produto que eu uso na minha cozinha e que faz toda diferença na qualidade dos alimentos que eu vendo. É muito importante ver na prática tudo o que aprendemos sobre a teoria do grão. Saio dessa visita com uma bagagem recheada de conhecimento e com uma visão ainda mais ampla de onde quero chegar com o meu comércio”, conclui.

Sobre a Bunge

No Brasil há 111 anos, a Bunge é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.