Alunos de Nova Iguaçu participam  de exposição sobre inclusão

A inclusão em forma de arte e com muita criatividade. Esse é o projeto “Inclusão em Cores: Educação Especial Inclusiva em Movimento”, que está transformando alunos com algum tipo de deficiência da rede municipal de Nova Iguaçu, em artistas. Durante um mês, eles retrataram em desenhos seu próprio olhar sobre inclusão. Foram mais de cem trabalhos e, 19 deles, selecionados para fazer parte da exposição que leva o nome do projeto.

Alziro Xavier / PMNI

 A abertura da mostra aconteceu na manhã da última segunda-feira (4), na Casa do Professor, na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no bairro da Luz. Na ocasião foi lançado também a segunda edição de um livro com imagens de diversas atividades realizadas ao longo do ano pelos estudantes nas escolas municipais que possuem educação especial.

 Um coração gigante com flores coloridas, cada uma representando professores e colegas de turma, mostra como Danita Bento Elias dos Santos, de 27 anos, expressou o carinho dela por aqueles que a cercam. A deficiência intelectual não limitou o talento da estudante e o desenho dela foi um dos selecionados.

Alziro Xavier / PMNI

 “Adoro desenhar e escolhi o coração porque recebo muito carinho. Gosto também de música e de tocar piano. Estou muito feliz que meu desenho tenha sido escolhido”, orgulha-se a aluna do Centro de Ações Integradas Castorina Faria Lima (Caiesp). 

Nova Iguaçu possui na rede municipal cerca de mil alunos com algum tipo de deficiência. Eles são acompanhados por professores e agentes de inclusão, que estão sendo capacitados na Casa do Professor com cursos específicos para cada tipo de deficiência, como braile e libras, para atender os estudantes surdos ou mudos, por exemplo. Depois da Casa do Professor, a exposição será itinerante, percorrendo escolas e espaços públicos.    

 “Nova Iguaçu tem se destacado na educação especial, preparando alunos e professores para inclusão com cursos de formação. Aumentamos este ano, de 300 alunos com deficiência, para mais de mil estudantes. Todos são acolhidos e recebem uma educação pública de qualidade”, afirma a secretária de Educação, Maria Virgínia Andrade Rocha.      

 SERVIÇO:

“Inclusão em Cores: Educação Especial Inclusiva em Movimento” de 04 a 29 de novembro, das 9h às 17, com visitação pública e gratuita, na Casa do Professor (Av. Abílio Augusto Távora, 1806, bairro da Luz).

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.