Parte do Programa Resiliência Produtiva Firjan, mais 5 mil faceshields, máscaras de proteção facial, estão sendo doados para a Secretaria de Estado de Saúde, que vai distribuir esses EPIs (equipamentos de proteção individual) para hospitais, clínicas e unidades de atendimento do estado do Rio. O material é para uso dos profissionais de saúde que atendem pacientes infectados pelo coronavírus.

A doação foi possível pela articulação da Firjan com o Simperj (Sindicato da Indústria de Material Plástico), que está mobilizando empresas do setor para responder às necessidades da área de saúde no combate à pandemia. Os itens entregues à Coordenação Geral de Armazenagem, da Secretaria de Saúde, foram produzidos a partir da ação de três empresas: a Eastman e a MMS, que doaram a matéria-prima, e a Hightech, que produziu as unidades.

A produção de EPIs pela indústria do Rio atende diretamente às necessidades apontadas pela Secretaria de Saúde do Estado para enfrentar a pandemia. A Firjan participa do grupo de formado por pesquisadores e professores de diversas instituições do Estado, reunido para discutir e trabalhar no desenvolvimento e produção de equipamentos para suporte aos profissionais de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19.

 Capacidade produtiva e necessidades da área de saúde

 Criado com o objetivo de preservar a capacidade produtiva das empresas e ajudar a minimizar os impactos da crise provocada pelo coronavírus, o Programa Resiliência Produtiva Firjan estimula a produção dos itens de proteção individual e também a doação de parte dessa produção para uso dos profissionais de saúde, na linha de frente desse enfrentamento.

 “A articulação da Firjan e do Simperj com a indústria nesse momento tão delicado é fundamental. As fábricas oferecem maior velocidade na produção dos equipamentos tão essenciais à segurança dos nossos profissionais de saúde”, comenta Cristiane Alves, Gerente Geral de Desenvolvimento e Inovação Empresarial da Firjan.

Para o presidente do Simperj, Gladstone Santos Junior, trata-se de uma iniciativa positiva que reforça o papel social da indústria em meio à crise do coronavírus. “Transformamos essa demanda que chegou da Firjan em um trabalho de escala e alta velocidade. Milhares de máscaras só estão sendo produzidas por meio da conexão entre instituições de pesquisa e a indústria e, claro, pela colaboração de empresários que abraçaram a causa”.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.