Audiência pública debate o futuro da Ortopedia

Na antevéspera do Dia do Ortopedista e do aniversário de 84 anos da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), celebrado em 19 de setembro, a Câmara dos Deputados promoveu numa solenidade em homenagem aos especialistas no Plenário Ulysses Guimarães e também uma audiência pública na Comissão de Seguridade Social e Família para debater o futuro da especialidade no Brasil. O deputado federal Dr. Luizinho (PP/RJ) presidiu os dois eventos e debateu com a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e médicos presentes pontos que a categoria pretende  transformar em uma carta à população brasileira.

“Nosso compromisso na Câmara dos Deputados é defender as boas práticas médicas e a saúde da população brasileira. Ao longo dos anos, a remuneração dos médicos no Brasil foi defasada por conta da desatualização da tabela SUS e o nosso programa de residência recebe uma bolsa que corresponde a pouco mais de um terço do salário de um profissional do ‘Mais Médicos’. Precisamos recuperar o tempo perdido e exigir que os profissionais de saúde sejam valorizados”, disse Dr. Luizinho, ele próprio médico ortopedista há mais de 20 anos.

Moisés Cohen, presidente da SBOT, fez uma apresentação mostrando cinco pontos que são preocupações e reivindicações da categoria: 1) a judicialização da Saúde; 2) a necessidade da atualização e modernização da Tabela SUS; 3) a importância da formação profissional e da valorização da residência médica; 4) o pleito de um assento para a SBOT na Câmara Técnica da Agência Nacional de Saúde (ANS) e 5) o fortalecimento do combate à corrupção no Brasil.

Após o debate sobre todos os pontos com os médicos presentes na audiência pública, foi decidido que o material será transformado em uma carta para marcar o posicionamento da SBOT a favor do desenvolvimento e melhora do Sistema de Saúde do país.

“A SBOT está à disposição da população em todo o Brasil através de suas regionais. Tenho certeza de que junto com o Congresso Nacional, podemos contribuir muito para uma Saúde melhor em todo o país”, Cohen. 

Presente na solenidade, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, também ortopedista, ressaltou a importância da SBOT e da valorização dos médicos brasileiros.

“Não podemos andar um milímetro para trás porque a sociedade é a maior beneficiada pelo nosso atendimento.  Se a vida é o maior patrimônio de uma nação, a primeira coisa que esta nação deve fazer é se certificar de que quem está cuidando das vidas tem capacidade técnica para isso”, finalizou o ministro.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.