BAIXADA
 
Mesquita tem novo polo de regulação da Saúde
 

Mais de 800 atendimentos já foram feitos pelo novo Polo de Regulação da Prefeitura de Mesquita entre segunda-feira, dia 20 de maio, data de sua inauguração, e quinta-feira, dia 23. Foram 460 marcações diretas para realizações de exames e 403 consultas e exames para serem regulados.
O objetivo é ampliar a oferta de exames médicos de alta, média e baixa complexidade, além de consultas com especialistas fora da rede municipal. O novo Polo de Regulação fica na Avenida União 676, em Santa Terezinha. O setor faz encaminhamento para exames e consultas dentro e fora do município. Se o caso é de média e baixa complexidade, o exame é marcado na mesma hora e o paciente deixa o setor sabendo onde e quando será feito o procedimento. Se o caso é de alta complexidade, o encaminhamento segue para uma unidade estadual ou federal. "Quando abre a vaga, nós entramos em contato com o paciente e avisamos a data, hora e local do procedimento", explica Bruno Salgado, diretor técnico do Polo.
Ele adianta que as Clínicas de Saúde da Família (CSF) da Coreia e da Jacutinga, além da ESF Walter Borges, na Chatuba, também são polos descentralizados de regulação. Exames como colonoscopia, ressonância magnética e tomografia, por exemplo, que são difíceis e caros, podem ser feitos de graça, através da Secretaria de Saúde de Mesquita.
Para saber se tudo estava funcionando a contento, o prefeito da cidade, Jorge Miranda, visitou o novo Polo de Regulação. Ele conversou com servidores e pacientes. Ouviu elogios e disse que vai melhorar ainda mais o espaço físico, para aumentar o conforto de quem procura a regulação.
Quem foi atendido já elogiou o atendimento. Joice Martins, de 26 anos, conseguiu o exame que precisava para a filha Pérola, de 3 anos "É a primeira vez que eu preciso usar a saúde pública e fui muito bem atendida. Minha filha tinha de fazer uma ultrassonografia e eu não consegui em nenhum outro lugar além daqui. O prefeito Jorge Miranda está de parabéns", exalta.
Quem também gostou do atendimento foi José Pereira da Silva, 64 anos "O espaço está muito melhor, é menos apertado e tem ar condicionado. Ficou mais confortável. Estou satisfeito", disse. Ele chegou ao polo precisando de dois exames. Saiu de lá com a tomografia marcada e a eletroneuromiografia regulada. "Gostei disso aqui. Um atendimento rápido e muito bom. A prefeitura está de parabéns", desabafa Priscila da Rocha, 37 anos, ao sair com a data do exame marcado, em 10 minutos.
Outros exames
Dentro do polo, também poderão ser marcados outros tipos de exame. Entre eles, o de densitometria óssea, doppler de membros, ecocardiograma, eletrocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia, mamografia, radiografia e ultrassonografia. Para ser atendido, o paciente deve procurar a unidade médica municipal mais próxima de sua casa e, a depender da necessidade apontada pelo médico, será encaminhado para o Polo de Regulação.

 

 

Publicidade



 
 
 
 
navegue aqui
colunas
 
Empresa Jornalística Real ZM Notícias Ltda
   
Rua Professor Heleno Cláudio Fragoso, 529, Jardim Iguaçu - Nova Iguaçu - RJ - CEP: 26.282-010
   
FUNDADOR: Manoel Almeida
 
» Artigos: Jayme Soares
 
Diretor Comercial: Marcelo Almeida
   
Diretora Administrativa: Michelle Almeida
 
Copyright 2013 ZM Notícias - Todos os direitos reservados