Belford Roxo e Inca realizam oficinas sobre vigilância do câncer relacionado ao trabalho

A Secretaria de Saúde de Belford Roxo, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), Fundação do Câncer e o Ministério Público do Trabalho (MPT) realizou a “I Oficina sobre Vigilância do Câncer” relacionado ao Trabalho e ao Ambiente. O município é o terceiro da Baixada Fluminense a receber a oficina dos 12 previstos, a partir de uma reunião do GT (Grupo de Trabalho) da Metro I em Saúde do Trabalhador. A oficina está sendo ministrada pelo INCA com o objetivo de capacitar os profissionais de saúde quanto ao câncer relacionado ao trabalho, dividida em dois dias. As atividades de quinta-feira (3), foi voltado para profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, dentistas, psicólogos e outros) e hoje (4), a oficina continua para os profissionais de nível médio (em especial os agentes de saúde e os guardas de endemias

Ubirani Barros enfatizou a necessidade de identificar e notificar os casos de câncer relacionados ao trabalho

 O secretário de Saúde, Christian Vieira, agradeceu ao Instituto Nacional do Câncer pela parceria. “Estamos atentos à saúde do trabalhador. Até porque esse tipo de doença é silenciosa e quando apresenta sintomas, já está bem avançada. É fundamental prevenir sempre para que mais tarde não ocasione problemas de saúde devido ao ambiente de trabalho. Queremos buscar mais oficinas e treinamentos para capacitar nossos profissionais”, destacou o secretário. O diretor do Departamento de Atenção à Saúde do Trabalhador e Trabalhadora, Wagner Matheus, lembrou da reunião com o GT, órgão aonde não tinham representividade no município de Belford Roxo. “Estive presente na reunião e conseguimos trazer essa oficina do INCA para a cidade. Ainda mais agora em outubro, que é o mês de conscientização e prevenção de um tipo de câncer. Estamos batalhando com as capacitações quanto as fichas de notificação em acidente de trabalho”, resumiu Wagner.  

 Representando o INCA, Ubirani Barros Otelo e Bárbara Geraldino ministraram a oficina. Ubirani explicou que o objetivo foi de capacitar os funcionários de saúde para identificar e notificar os casos de câncer relacionados ao trabalho, que muitas vezes passam desapercebidos. “No primeiro dia, voltado para o nível superior, os profissionais receberam uma apresentação de slides e vídeos para dar suporte na hora de fazer a notificação dos casos de câncer relacionados ao trabalho. No segundo dia, é o mesmo conteúdo, de uma forma mais simples e resumida para os de nível médio, pois entendemos que é fundamental que eles estejam sensibilizados e capacitados em reconhecer circunstâncias de exposição desses trabalhadores a esses agentes cancerígenos, além de que a porta de entrada do SUS (Sistema Único de Saúde) é a atenção básica”, informou Ubirani que ficou feliz com a resposta do município quanto à participação na oficina.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.