A Operação Verão 2020 do Corpo de Bombeiros do Rio começou no domingo (22), com reforço de efetivo e de equipamentos. Os guarda-vidas da corporação vão contar com o apoio de mais um helicóptero, recém-adquirido, além de novas motos aquáticas, quadriciclos, botes, boias de salvamento, itens de proteção pessoal, entre outros. 

Outra novidade da estação são as bandeiras de sinalização adotadas pelo CBMERJ. Com novo layout e cores diferentes, elas alertam os banhistas sobre os riscos de afogamento (baixo, médio, alto) e sobre a presença de animais marinhos na região.

“Quando investimos na aquisição de novas viaturas, em materiais de resgate marítimo e de sinalização das praias, nosso foco é a segurança da população. O objetivo é continuar aprimorando a atuação e fortalecendo a corporação. Hoje, a frota do Corpo de Bombeiros passa a contar com seis helicópteros, que atenderão estrategicamente todo o Estado”, afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do CBMERJ, coronel Roberto Robadey Jr.  

 Aeronave com piloto automático 

 A nova aeronave foi adquirida com recursos provenientes da Taxa de Incêndio. O chamado BM06 é o primeiro modelo com a função piloto automático, que garante a estabilidade da cabine em caso de desorientação espacial. Os helicópteros do Corpo de Bombeiros do Rio são empregados em atendimentos diversos, como busca e salvamento no mar, rios, matas, florestas e montanhas; combate a incêndios florestais e urbanos; atendimento pré-hospitalar; transporte de órgãos e enfermos; monitoramentos, instruções e treinamentos.

 Reforço de efetivo

 Até março, mais de 1,3 mil guarda-vidas vão se revezar na orla fluminense, garantindo um reforço de cerca de 50% no efetivo, intensificando o monitoramento das praias e o socorro às vítimas. Além dos novos equipamentos, a operação também contará com o apoio de lanchas e drones.

 “Este ano, nossos guarda-vidas já realizaram aproximadamente 12 mil salvamentos. A maioria deles, no verão, quando as temperaturas sobem e há expressivo aumento do número de frequentadores nas praias do Estado. O planejamento estratégico adotado pela corporação nesta época tem como objetivo reforçar o atendimento e estimular a conscientização da população a fim de evitar afogamentos. É fundamental que as pessoas sigam as recomendações e obedeçam à sinalização, evitando riscos durante o banho de mar”, explicou o coronel Glauco Lorite, comandante das atividades de Salvamento Marítimo do CBMERJ.

 Recomendações do Corpo de Bombeiros RJ para evitar afogamentos: 

 – Procurar sempre locais próximos aos postos de guarda-vidas;

 – Respeitar as placas e/ou bandeiras de sinalização;

 – Perguntar sempre ao guarda-vidas qual o local mais apropriado para tomar o banho de mar;

 – Não ingerir bebidas alcoólicas e entrar no mar;

 – Evitar entrar na água logo após se alimentar;

 – Não entrar no mar após longa exposição ao sol, sem antes adaptar seu organismo à temperatura da água.

 – Não desviar a atenção um só instante das crianças. Vale identificá-las com nome e telefone para contato;

 – Caso saiba e pretenda nadar, a orientação é praticar a atividade paralelamente à areia;

– Evitar locais que são conhecidos como points de surfistas. Desta forma, é possível prevenir acidentes com pranchas.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.