O Brasil estreou na madrugada de ontem (28) no Mundial de Ginástica de Trampolim de Tóquio (Japão),sediado no recém-construído Ariake Gymnastics Centre, palco das competições durante os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. A primeira a garantir vaga na semifinal individual feminina foi Camilla Gomes, que ficou em 19º lugar entre as 23 primeiras colocadas que avançaram. Entre os homens, o atual campeão brasileiro Rayan Dutra terminou em 28º lugar e, em princípio, estaria desclassificado. No entanto, o regulamento prevê dois reservas além dos 24 primeiros colocados, e o brasileiro está entre eles.  As semifinais serão amanhã (30), a partir das 3h (horário de Brasília).  

A competição em Tóquio é a primeira seletiva que assegura vagas para o trampolim individual feminino (oito vagas) e masculino (oito) na Olimpíada do ano que vem no Japão. O evento reúne 341 ginastas de 37 países. A delegação brasileira conta com oito atletas (quatro homens e quatro mulheres). Os atletas do Brasil voltam a competir na madrugada deste sábado (30), nas qualificatórias do trampolim sincronizado feminino e masculino, a partir de 1h (horário de Brasília).

Classificação

Das 79 inscritas no primeiro dia de provas qualificatórias, a brasileira Camilla Gomes obteve a 19ª melhor pontuação (101.355) somando as duas apresentações, suficiente para assegurar presença nas semifinais. Já a disputa masculina reuniu 98 atletas e apenas os 24 primeiros colocados avançaram na disputa.

Não foi o caso do atual campeão brasileiro Rayan Dutra que ficou em 28º lugar com 108.740 pontos. Somente os primeiros 24 colocados se garantiram nas semifinais, Mas o regulamento do Mundial deu uma sobrevida ao brasileiro que entrou na cota dos reservas além dos 24 classificados. Em princípio, as duas vagas reservas estavam destinadas aos 25º e 26º colocados, um chinês e um bielorrusso. No entanto, eles tiveram de abrir mão das duas vagas reservas, pois o regulamento limita a três o número de classificados por país.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.