Bruno Kazuhiro fala sobre os desafios  no comando da Infraestrutura do Estado

Há dois meses no comando da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Rio de Janeiro (Seinfra), Bruno Kazuhiro, une a garra da juventude e a experiência em gestão pública para seguir com a missão de atender as demandas e alavancar as obras  previstas para todo o Estado na gestão de Wilson Witzel.

Aos  31 anos, carioca de Campo Grande, formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), Kazuhiro é pós-graduando em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes, presidente Nacional da Juventude do Democratas (DEM) e teve o ex-prefeito e vereador Cesar Maia como fonte de aprendizado e grande inspiração na vida política.

FOTOS: Everton Barsan

Mesmo com um orçamento enxuto, Kazuhiro vem conseguindo atender as demandas que surgem na pasta, até mesmo de algumas prefeituras. “Recebemos aqui um pedido do prefeito de Angra dos Reis, Fernando Jordão, que precisava de um auxílio na realização de obras para contenção de encostas no Morro da Glória II. Nosso corpo técnico fez todo o projeto, básico e executivo, e disponibilizou para que a Prefeitura possa fazer a obra sem o custo da execução de um projeto. Isso já representa uma economia de tempo e dinheiro para o governo municipal”, destacou.

O prefeito de Mangaratiba, Alan Bombeiro, também apresentou demandas para a Seinfra. Ele pediu apoio para a reforma do píer de Conceição de Jacareí, com o intuito de dar mais segurança aos turistas que utilizam o local como ponto de travessia para a Ilha Grande, fomentando o turismo para região.

Já com o projeto Comunidade Cidade, a expectativa é oferecer novas unidades habitacionais contemplantando a população da Rocinha nesta primeira etapa. O investimento será de mais de R$ 1,5 bilhão para obras de saneamento, mobilidade, habitação, resíduos sólidos e equipamentos urbanos. “Nossa ideia é expandir esse projeto para outras regiões, como a Baixada Fluminense, por exemplo. Recentemente recebemos aqui o deputado federal Juninho do Pneu (DEM) que nos apresentou reivindicação de moradores de conjuntos habitacionais populares de Nova Iguaçu que precisam de reformas. Outro pedido do parlamentar foi a conclusão das obras do viaduto de Austin. Estamos negociando com o DER para tentar assumir esse projeto”, disse.

No âmbito da Segurança Pública, Kazuhiro conta que a Secretaria trabalha na implementação de uma penitenciária vertical, um projeto que contribuirá para a redução do déficit de vagas para encarcerados. “Estamos iniciando o projeto básico desta unidade que por ser vertical, vai possibilitar a implantação de mais vagas para presos de média e baixa periculosidade. O município de Volta Redonda se interessou em ceder um terreno em área rural para a construção da unidade”.

Segundo Kazuhiro, a intenção é, na medida do possível, atender as demandas dos municípios fluminenses. No começo deste ano, foi insituída pela Secretaria uma Comissão Técnica de Prontidão para apoiar intervenções de engenharia emergenciais em função de calamidades ocorridas  no Estado. A medida determina que uma equipe composta por servidores com formação em Engenharia, Arquitetura, Direito e Assistência Social esteja de prontidão e se desloque de imediato para áreas atingidas.

 “Criamos essa comissão para auxiliar em casos de desastres naturais como as enchentes que costumam acontecer nessa época do ano. O grupo é formado por uma equipe multidisciplinar para dar todo o suporte necessário aos municípios. Ainda temos um longo trabalho pela frente mas sei que posso contar com um corpo técnico altamente qualificado e estamos juntos nessa missão em prol da população fluminense”.

EDIT: O secretário da pasta, Bruno Kazuhiro informa  que não há previsão, por enquanto, de trazer o projeto para a Baixada Fluminense, como informamos erroneamente na edição de ontem (21). A previsão é de levar o programa para a região da Maré e o Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.