CadÚnico: Prefeitura de Mangaratiba conclui  primeiro dia de atendimentos na Ingaíba

A Prefeitura de Mangaratiba, através da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), concluiu nesta segunda-feira (26/07) o primeiro dia de atendimentos referentes ao CadÚnico na Fazenda Ingaíba. A ação foi desempenhada pela equipe técnica da SMASDH na Escola Municipal Batatal, e teve como objetivo facilitar o acesso dos moradores locais ao serviço. A próxima ação na localidade vai acontecer nesta quarta-feira, dia 28 de julho, das 9h às 12h.

Arlinda dos Santos, moradora da Fazenda Ingaíba, compareceu a escola para fazer a atualização do seu benefício e comentou o fato do serviço ter sido oferecido próximo a sua residência. “É muito bom, bem melhor. Moro aqui pertinho e até pude vir a pé. Normalmente para a gente ter acesso a esse serviço era só indo no Cras da Praia do Saco”, disse.

Entre os atendimentos realizados pela equipe no local estão: realização de novos cadastros para a obtenção do CadÚnico; atualização de dados (para quem já é cadastrado); e orientações e esclarecimentos sobre o benefício.

Entenda o CadÚnico:

O Cadastro Único (CadÚnico) identifica as famílias brasileiras de baixa renda e permite o acesso delas aos benefícios socioassistenciais do Governo Federal, como o Bolsa Família, a Identidade Jovem, a Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros. Para se cadastrar no CadÚnico as famílias devem possuir renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal familiar total de até três salários mínimos.

Como se cadastrar:

Para realizar o cadastro no CadÚnico o responsável pela família deve apresentar CPF ou Título de Eleitor, além de um documento de cada um dos membros da família, podendo ser: Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento, CPF, RG, Carteira de Trabalho ou Título de Eleitor.

Vale lembrar que os moradores de Mangaratiba que desejam se cadastrar no CadÚnico, devem comparecer a um dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município mais próximo de sua residência, portando os documentos solicitados.

Confira os endereços dos CRAS:

– CRAS de Itacuruçá

Endereço: Rua Ceci, nº 143;

– CRAS Bela Vista

Endereço: Avenida Vereador Célio Lopes s\n centro de Mangaratiba;

– CRAS de Conceição de Jacareí

Endereço: Rua Adalberto Pereira Pinto, nº 591;

– CRAS de Muriqui

Endereço: Rua João Bondim – s\n;

– CRAS Marambaia (itinerante)

Endereço: Praia Suja, nº 1;

– CRAS do Vale Rio Sahy (itinerante)

Endereço: Estrada da Cachoeira, s/n

– CRAS Praia do Saco

Endereço: Avenida Rio de Janeiro, nº 643;

– CRAS Serra do Piloto

Endereço: Rua Nossa Senhora Aparecida – s/ n.

FOTO Renan Vasconcelos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.