Câmara de Nova Iguaçu discute a Lei de Diretrizes Orçamentárias do próximo ano

A audiência foi presidida pelo membro da Comissão de Orçamento, o vereador Dr. Marcio Guerreiro

A Comissão de Orçamento, Finanças, Fiscalização Financeira e Tomada de Contas da Câmara Municipal de Nova Iguacu realizou, nesta manhã (26), audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2023. A Lei serve de elo entre o Plano Plurianual e o Orçamento, estabelecendo as metas e prioridades para o orçamento anual do ano seguinte.

O superintendente de Orçamento da Secretaria municipal de Economia, Planejamento e Finanças, Marcelo Barboza da Silva, explicou que com a queda dos casos de Covid e a recuperação lenta mas gradativa da economia, Nova Iguaçu conseguiu fomentar recursos nos investimentos e na prestação de serviço da administração.

“Com base nos estudos do IBGE, em relação ao IPCA que fechou o exercício de 2021, conseguimos um incremento de 8,58% em relação aos orçamentos de 2020 e 2021, que foram os 2 anos subsequentes a uma economia com crescimento por volta de 3%. Então enxergamos uma grande oportunidade de adequar o orçamento a fim de dar continuidade no atendimento à população nas áreas da saúde, educação, drenagem e pavimentação, mobilidade urbana e assistência social”, disse Marcelo. Ele apresentou gráficos na audiência que mostram o orçamento sendo aumentado, de R$ 1.594 bilhão, em 2022, para  R$ 1.731 bilhão no exercício de 2023.

Na próxima sessão ordinária da Câmara  o texto da LDO será votado em primeira discussão. A audiência de hoje foi presidida pelo membro da Comissão de Orçamento, vereador Dr. Marcio Guerreiro, e contou com a presença dos também membros vereadores Claudio Haja Luz e Alexandre da Padaria.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.