Caminhada encerra os “16 Dias de Ativismo  pelo Fim da Violência Contra a Mulher”

O Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, foi comemorado com uma caminhada em Mesquita. A atividade encerrou a campanha dos “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher” na cidade. E foi organizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que mobilizou a população para conscientizar os pedestres e motoristas que encontraram durante o percurso. O ponto de partida foi a Escola Municipal Rotariano Arthur Silva, na Rua Paraná 443, no Centro. Já a chegada foi na Praça Elizabeth Paixão, em frente à estação de trem Mesquita.

 Segundo Erika Rangel, secretária de Assistência Social de Mesquita, a campanha também ajudou a difundir conhecimentos em algumas empresas. Caso da Viação Nossa Senhora da Penha, que possui um quadro de funcionários majoritariamente masculino. “Nosso foco é sempre instruir sobre como encaminhar e direcionar mulheres que vivem um ciclo vicioso de violência. O que queremos é que, cada vez mais, ocorra a difusão de informação de como mudar essa realidade”, explica Erika.

Ação da Secretaria Municipal de Assistência Social também marcou o Dia Internacional dos Direitos Humanos na cidade
Michael Alves/PMM

Mesquita tem o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM, cuja gestão é da Coordenadoria Municipal de Políticas para Mulheres. Ele funciona na Rua Paraná 1, no Fórum de Mesquita. O CEAM atende mulheres em situação de violência doméstica, sexual e de gênero, sem qualquer distinção. O serviço é realizado por uma equipe técnica multidisciplinar capacitada, formada por assistente social, advogada e psicóloga, e funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h horas, sem necessidade de agendamento.

 Além disso, vale frisar que o município de Mesquita tem ainda o Espaço Mulher Mesquitense, que atua como um centro de debates e de cursos profissionalizantes gratuitos, além de oferecer atividades físicas e atendimento nutricional e social, entre outros serviços. O endereço é Rua Libânia 195, na Vila Emil, e o funcionamento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira. Para abrir oportunidades profissionais para as mulheres atendidas, o Espaço Mulher Mesquitense tem cursos de cabeleireira, barbeira, cuidadora de idosos, artesanato e penteado e maquiagem.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.