Carlão Chambarelli manifesta repúdio  pelas queimadas na Serra de Madureira

O vereador Carlão Chambarelli ocupou a Tribuna da Câmara Municipal de Nova Iguaçu ontem (11) para manifestar seu repúdio contra as criminosas queimadas na Serra de Madureira. O parlamentar informou que foi pessoalmente ao Ministério Público, em 2016, denunciou o ato e pediu investigação.  No documento consta que a APA do Gericinó Mendanha, onde se localiza a Serra de Madureira, vem constantemente sofrendo com criminosas queimadas, resultando no desmatamento, suprimindo a biodiversidade, fauna, flora, ameaçando seu entorno e pondo em risco de vida  moradores dos bairros vizinhos.

Em documento protocolado em 16 de agosto de 2016, o vereador afirma “que o incêndio não parece ser uma combustão natural, mas sim provocada. Determinei que acolhessem mais detalhes, pois essas queimadas tiram o brilho da Serra. Já vi queimadas em pleno frio. É um crime o que vem ocorrendo naquele trecho! ”,disse o vereador. 

A unidade de conservação tem 105 km2 de área, abrangendo as serras de Marapicu, Mendanha e Madureira, com paisagens de grande beleza cênica, com espécies biológicas raras e ameaçadas de extinção, nascentes de cursos de água, local de práticas de esportes de aventura como vôo livre, parapente, asa delta, caminhadas ecológicas e outros. Segundo moradores, carece de mais atenção, cumprindo o plano de manejo, promovendo a educação ambiental,  monitorando e vigiando o trecho. A área é de gestão do estado, cabendo o INEA a discussão e o planejamento das ações.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.