Centro Integrado de Atendimento à Mulher  em Nova Iguaçu ganha novo endereço

O Centro Integrado de Atendimento à Mulher (CIAM) – Baixada ganhará um novo endereço, nesta terça-feira (27/07). Os atendimentos serão realizados na Rua Terezinha Pinto, 297, 3º andar – Centro de Nova Iguaçu.  A unidade conta com uma equipe multidisciplinar que oferece atendimento social, psicológico e acompanhamento jurídico dos casos denunciados às mulheres vítimas de violência. 

O secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do governo do Estado, Matheus Quintal e a subsecretária de Política para Mulheres, Glória Heloiza, vão participar junto da secretária municipal de Assistência Social, Eliane Medeiros da reinauguração do Centro.

 Em 2020, ano de início da pandemia, o Centro realizou 2.080 atendimentos. Uma alta de 474% em relação a 2019. Para seguir com os atendimentos, a equipe precisou reforçar a articulação com a sociedade civil e abrir novos canais.

 “O ano de 2020 foi um desafio muito grande por conta da pandemia. Nós realizamos atendimentos remotos, via Whatsapp, além do atendimento presencial”, diz a coordenadora do CIAM, Sonia Lopes.

“Fizemos uma articulação com a sociedade e com todos os representantes dos 13 municípios da Baixada para divulgar os serviços da nossa unidade, criar um canal aberto com a delegacia especializada de atendimento à mulher, a DEAM, além de realizar capacitações e conscientização nos municípios sobre os diversos tipos de violência contra a mulher,” afirmou.

Este ano, o Centro de Atendimento da Mulher na Baixada já realizou 2.526 atendimentos a mulheres vítimas de violência entre janeiro e maio.  

Em todo o estado do Rio, a rede de Centros de Atendimento da Mulher registrou 4.031 atendimentos este ano até maio. Ao todo, são oito Centros de Atendimento e mais um equipamento móvel, o Ônibus Lilás. Em junho, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos inaugurou mais um equipamento no estado, a Casa do Direito da Mulher Daniella Perez, em parceria com a prefeitura de Miguel Pereira.  Foto Nelson Perez / SEDSODH 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.