Cia Uz Outrus anuncia nova  temporada de podcast teatral

O que aconteceria se, do nada, o Brasil voltasse a ser uma monarquia? Como isso poderia acontecer? Quais foram as implicâncias mundiais? Quem é o novo monarca brasileiro? Essas perguntas (fictícias, é claro) foram parte do combustível usado para criar “Pedro III”, a nova obra da Cia de Teatro Uz Outrus.

Elaborado para a segunda temporada do seu podcast, o #ProjetoQuarencena, a Cia traz uma distopia futurística de uma forma que é pouco explorada na dramaturgia: sem elementos de ficção científica, como tecnologia, apenas uma história extensivamente elaborada com base na história do Brasil.

“Fizemos uma vasta pesquisa para correlacionar diversos fatos sobre a Família Imperial Brasileira com passagens no nosso texto”, afirma Gabriel Fontoura, autor da história. “Ela se passa no século XXI, mas o desenrolar dos acontecimentos começa em 1888, então foi necessário esboçar diversas árvores genealógicas para dar mais embasamento à história”, conclui.

A história

“Pedro III” se passa num Brasil que poderia ser o Brasil de amanhã. Literalmente. Após a descoberta da vacina para o novo Coronavírus e a erradicação da Covid-19, o país encontra-se afundado numa dívida externa. Nisso, os príncipes imperiais, Dom José e Dom Patrício, entram em acordo com os credores e “compram” o Brasil, restaurando-o como Império. Ao destituir o presidente, eles encontram um problema: qual dos dois será o novo Imperador? No desenrolar dessa novela, um terceiro candidato surge – um jovem negro, com o nome de “Pedro III”.

#ProjetoQuarencena

Criado no contexto da quarentena causada pela Covid-19, o #ProjetoQuarencena é um podcast onde a Cia de Teatro Uz Outrus realiza leituras dramatizadas em formato de áudio. Reminiscente das radionovelas, o podcast teve em sua primeira temporada textos consagrados como “Gota D’água” e “Macbeth”, além de um episódio totalmente musical. A segunda temporada foi contemplada no edital Cultura das Redes, da Secretaria Estadual de Cultura do Rio de Janeiro. Graças a ele, a Cia conseguiu investir em equipamentos, trilha sonora e textos inéditos.

Ficha Técnica

Elenco: Cecília Matozini, Diego Lessa, Gabriel Fontoura, Gabriel Ribeiro, Georgius Gabriel, Ingrid Gleize, Patrícia Acosta, Tatiana Sattamini e Tuanny Kriss.

Locução: Isaac Bhianineo

Direção Musical e Trilha Sonora Original: Patrick Barbosa

Ideia Original e Roteiro: Gabriel Fontoura

Edição: Gabriel Ribeiro

Direção de Elenco: Gabriel Fontoura e Gabriel Ribeiro.

Serviço

Onde ouvir: O podcast estará disponível no canal da Cia de Teatro Uz Outrus no YouTube e no Spotify.

Datas: Parte 1, dia 18 de Setembro. Parte 2, dia 25 de Setembro. Ambos às 19 horas.

Duração: 45 minutos

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.