Coleta de lixo em São João de Meriti  agora  é monitorada por sistema de GPS

A Meriti + Verde, concessionária responsável por todas as etapas do lixo urbano de São João de Meriti, implantou um sistema de monitoramento eletrônico para rastrear e gerenciar as frotas responsáveis pela coleta e pelo transporte de resíduos. A intenção é otimizar o atendimento à população, uma vez que é possível detectar os padrões de operação para corrigir problemas pró-ativamente e aumentar a eficiência e a regularidade das rotas.

Os funcionários da empresa estão sendo treinados para administrar o sistema, que está em fase de teste e ajuste desde outubro. Um módulo de rastreamento integrado a um teclado alfanumérico foi instalado nos 21 veículos compactadores que fazem a coleta domiciliar, de modo que os motoristas enviam ao sistema dados sobre a equipe que está em atividade, o circuito da coleta, os horários de início e fim do serviço, o peso do lixo coletado etc.

 Por exemplo, se uma rota termina às 16h, às 14h a fiscalização em tempo real já oferece uma boa percepção da porcentagem do município que foi atingida e do quanto falta para se chegar à meta prevista. Isso gera cerca de 90% de precisão sobre os padrões de serviço. Caso haja algum problema – como atrasos, tempos de parada excessivos, pneus furados e acidentes -, a Meriti + Verde recebe um retorno imediato e providencia as devidas soluções.

O sistema de GPS também está ativo nos caminhões basculantes e poliguindastes que fazem a coleta mecanizada de entulho e o recolhimento de caçambas estacionárias.

 A iniciativa promete aprimorar a coleta diária de cerca de 400 toneladas de resíduos sólidos urbanos, quantidade que equivale, aproximadamente, ao peso de 25 ônibus. A otimização do processo resulta em maior transparência no controle operacional, no auxílio na tomada de decisão e na redução de custos.

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