Comitê Guandu-RJ realiza última reunião plenária de 2019

A aprovação do Grupo de Trabalho de Combate a Queima­das e a apresentação do relatório de execução do Plano Estratégico de Recursos Hídricos foram os destaques da 4º Reunião Or­dinária do Plenário do Comitê Guandu-RJ, realizado na quinta­-feira (5), no auditório da Câmara Municipal de Seropédica/RJ. Com a presença de grande público, os membros definiram a composição do grupo que vai trabalhar para prevenir, combater e mitigar os incêndios florestais, balizados pelo Plano de Combate e Prevenção a queimadas do Comitê, e deba­teram a execução das metas do plano de bacias. Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e a agenda 2020 também tiveram espaço na pauta.

Após aprovação de atas anteriores, o primeiro item a ser debatido foi o relatório de execu­ção das metas previstas no Plano Estratégico de Recursos Hídricos do Comitê Guandu-RJ. José Governos (ABES), coordenador do Grupo de Acompanhamento do Plano apresentou o per­centual de execução das ações previstas por área, mostrando quais então mais avançadas, como as agendas de Gestão Integrada de Recursos Hídricos e Infraestrutura Verde, e as que precisam avançar mais como as agendas de Recursos Hídri­cos e Saneamento. O relatório completo está disponível no site do Comitê Guandu-RJ. Após a apresentação, Hélio Vanderlei, Diretor de Recursos Hídricos do INEA, afirmou que o órgão irá se aproximar de comitês e delegatárias afim de conhecer as dificuldades e melhorar as metas, para que consigam ser atingidas.

Outro ponto de muito debate foi a aprovação do Gru­po de Trabalho de Combate a Queimadas. O Grupo é fruto do Plano de Combate e Prevenção a Queimadas do Comitê Guandu­-RJ que realizou um diagnóstico em toda região hidrográfica que apresentou um estudo com ações para prevenção, com­bate e mitigação dos casos de incêndio florestal. Várias ações previstas neste plano já foram executadas neste ano como a doação de EPIs e suprimentos para combate a incêndios, aos municípios da bacia. Além dos membros, representantes das defesas civis municipais, INEA, e Corpo de Bombeiros partici­param das discussões. Geraldo Rocha, Coordenador da Defesa Civil do município de Paracambi/ RJ, destacou a importância do plano e do grupo, mas ressaltou que a articulação dos órgãos que trabalham no combate a incêndios é fundamental: “Há casos que cabem aos bombeiros, outros casos de responsabilidade das brigadas e também da defesa civil. Há ainda o PREVFOGO e o ICMBio. Todos com sua articu­lação e total expertise nos casos de incêndios. Dar espaço e ouvir esses representantes é indispen­sável para o sucesso das ações”, disse ao plenário. Após votação, o Grupo de Trabalho de Comba­te a Queimadas foi aprovado e será bem abrangente. Poderá ser formado por até cem integrantes entre representantes do Corpo de Bombeiros, Defesas Civis estadual e municipais, PREVIFO­GO, IBAMA, INEA, prefeituras municipais, brigadas de incên­dios, além de representantes da sociedade civil organizada.

Em outro momento foi abordado o apoio a elaboração e atualização dos Planos Muni­cipais de Saneamento Básico de alguns municípios da bacia, que solicitaram ao colegiado. Esse apoio será estudado, discutido e encaminhado pela Câmara Técnica de Instrumentos Legais e de Gestão, para posteriormente ser votado em plenária. Com a agenda aprovada, o Comitê volta a se reunir em 2020. A primeira reunião ordinária do Plenário será realizada no dia 13 de fevereiro. Já as Câmaras Técnicas serão realizadas no dia 5 de março.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.