A Assistência Social de Mesquita deu mais um passo no compromisso de transparência assumido pelo governo municipal. Foi realizada na última quarta-feira, dia 11, uma audiência pública do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). Acompanhada por cerca de 80 pessoas, a iniciativa aconteceu na Câmara Municipal e promoveu uma integração maior entre a sociedade civil e o governo. Na ocasião, foram apresentados os serviços ofertados pela rede socioassistencial em Mesquita. A sessão foi algo inédito na cidade.

A audiência contou com a participação da vice-presidente do CMAS e secretária de Assistência Social de Mesquita, Érika Rangel; da vereadora Cris Gêmeas; e da conselheira representante da sociedade civil do CRAS Juscelino, Monique Marques de Moura. O tema foi “O papel do CMAS junto às instituições no fomento do fortalecimento da rede socioassistencial no SUAS”. Uma palestra foi ministrada pela assistente social Heloísa Mesquita, doutora em políticas públicas pela UFF, que debateu questões relacionadas ao Sistema Único de Assistência Social. Ao final, usuários do Instituto Mundo Novo da Cultura Viva se apresentaram com a peça “A Magia do Natal”.

Para Érika Rangel, a audiência serviu para fortalecer a participação social nos assuntos relacionados à Assistência Social. E para estimular a sociedade civil a, cada vez mais, interagir com o governo municipal. “O CMAS vai além da fiscalização sobre as instituições. Aliás, ao contrário: ele atua para ampliar a participação social e, assim, fortalecer e instruir essas instituições. Assim, será possível aumentar financiamentos junto aos editais que possam surgir, sejam eles privados ou públicos. A ideia é que todos conheçam essas instituições e que missão que elas seguem, pois elas podem assistir pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, idosos e várias outras camadas da população”, frisou a secretária municipal de Assistência Social de Mesquita.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.