CPI das matrizes energéticas é instalada na Alerj

Foi instalada nesta terça-feira (23/11) a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), destinada a apurar irregularidades na produção e distribuição de energia, bem como os respectivos custos. O deputado Rodrigo Amorim (PSL) presidirá a comissão, que terá como vice-presidente o deputado Jair Bittencourt (PP) e como relator o deputado André Corrêa (DEM).

Rodrigo Amorim contextualizou a importância da CPI neste momento. “É um momento crucial para nossa economia, de recuperação financeira do estado. Precisamos passar credibilidade ao investidor no estado, e para isso necessitamos de nossa matriz energética funcionando a pleno vapor. É igualmente importante para o cidadão na ponta. O parlamento pode contribuir para atenuar o drama que vive o consumidor”, disse.

Jair Bittencourt chamou a atenção para a necessidade de atuação da Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado (Agenersa): “Ela tem que trabalhar de fato; a fiscalização é frágil”.

De acordo com Amorim, a comissão irá publicar um edital de chamamento, convidando as 92 prefeituras e câmaras municipais do estado, além de associações da sociedade civil, para enviar denúncias, solicitar demandas, acompanhar o trabalho e ter uma participação ativa junto à CPI. Também compõem a comissão como integrantes efetivos os deputados Dionísio Lins (PP) e Rosenverg Reis (MDB). Já os deputados Luiz Martins (PDT), Jalmir Junior (PRTB) e Marcos Abrahão (Avante) atuarão como membros suplentes.

FOTO Thiago Lontra/Alerj

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.