Defesa Civil de Nova Iguaçu realiza  Exercício Simulado na Posse

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu realiza neste domingo (29), mais um Exercício Simulado de Desocupação Preventiva para Emergências. Será no bairro da Posse, na localidade de São Benedito, das 9h às 12h. No total, 114 famílias foram cadastradas para participarem da ação, que faz parte do projeto “Comunidades Resilientes” e tem como objetivo orientar e preparar as comunidades vulneráveis do município para casos de desocupação em caráter emergencial.

Divulgação

“Neste exercício vamos testar uma nova estratégia, que é a instalação de placas de sinalização de emergência com parceria com a Secretaria de Estado de Defesa Civil. Elas foram instaladas em postes, ruas e no ponto de apoio. O cidadão que mora na região vai poder se guiar pelas placas para saber qual o caminho deve percorrer. Será mais uma ferramenta para chamar a atenção dos moradores, pois sinaliza as rotas de fuga. Esse serviço será utilizado em outros simulados”, afirmou o secretário municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu, coronel Jorge Ribeiro Lopes.

A área onde irá ocorrer o simulado é classificada pelo Departamento de Recursos Minerais (DRM) como ‘risco muito alto’ para deslizamento de terra e a Defesa Civil vai integrar a comunidade ao Sistema de Alerta Comunitário para Chuvas Intensas (Sistema AC2I) que envia mensagens via SMS. Este será o nono Exercício Simulado de Desocupação Preventiva para Emergências realizado em Nova Iguaçu este ano. O treinamento visa à preparação da comunidade vulnerável para prevenir um desastre e/ou mitigar suas consequências evitando que haja mortes ou pessoas feridas.

Divulgação

Ao longo da semana uma equipe da Defesa Civil trabalhou com a divulgação do simulado e cadastrando moradores da área que estão suscetíveis ao risco de deslizamento de terra. Foram cadastrados 130 imóveis, 114 famílias e 379 pessoas que moram na área vulnerável ao risco e também foram afixadas as placas sinalizando o ponto de apoio (PA) para onde as famílias que moram na área do treinamento devem se descolocar em caso de ocorrências de risco. O PA fica localizado na 1ª Igreja Batista da Posse, na Travessa Antônio, 41, em São Benedito.

No ponto de apoio (PA) a Defesa Civil estará fazendo o cadastramento criterioso e detalhado de pessoas e famílias residentes na área vulnerável, com informações sobre idosos, gestantes, deficientes, crianças entre outras informações necessárias para primeira resposta em uma situação de desastre. Também haverá distribuição de materiais informativos para prevenção e redução de desastres, cadastrando os residentes dessa área vulnerável no sistema de alerta comunitário para chuvas intensas. A Defesa Civil também receberá solicitações para vistorias técnicas na região. Ainda haverá a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) representada pelo CRAS da Cerâmica, que levará orientações dos serviços prestados pela unidade, como encaminhamento para 2ª via da carteira de identidade, agendamentos para inscrição em algum serviço ou atualização no ‘Bolsa Família’. A Cruz Vermelha de Nova Iguaçu oferecerá aferição de pressão arterial e exame de glicose.

“Para o exercício simularemos que os índices pluviométricos atingiram níveis críticos (estágio de Alerta Máximo) para a desocupação preventiva de emergência. Assim, por ser um treinamento, pelo menos um representante de cada família moradora da área de risco deve se dirigir ao local seguro pré-estabelecido pela Defesa Civil denominado Ponto de Apoio onde poderá identificar sua residência no mapa de risco, além de receber alguns serviços e informações”, frisou Jorge Lopes.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.