Em outubro se comemora em todo o país o mês da ciência e tecnologia. Com o objetivo de popularizar e divulgar o tema, a secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (SECTIRJ), por meio da Subsecretaria de Ensino Superior, Pesquisa e Inovação, preparou uma programação inovadora que inclui duas iniciativas: o desafio BIO RJ e a Mostra de Estágios Universitária. Uma das atividades programadas foi inspirada especialmente no tema selecionado para a 16ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), que a cada ano propõe um assunto e, dessa vez, o escolhido foi “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa semana acontece entre os dias 21 e 27 de outubro e é considerada o maior evento de popularização da ciência no Brasil. A iniciativa é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações que, por meio da participação de universidades e instituições de pesquisa, secretarias municipais e estaduais, além de outras instituições, cria um cadastro de atividades que acontecem durante todo o mês no país.

Como primeira ação, o desafio BIO RJ tem o objetivo de incentivar a cultura empreendedora entre os estudantes e provocar questionamentos sobre conceitos de sustentabilidade, inovação e tecnologia, para alunos de 13 a 18 anos completos. A missão dos estudantes é apresentar uma proposta de produtos ou serviços inovadores para promover cidades mais sustentáveis. Para isso, devem explicar bem qual é o problema que será trabalhado, a solução e quais benefícios a proposta trará para a economia e para a população. As inscrições vão até o dia 21 deste mês e podem ser feitas pela landpage http://desafiobio.rj.gov.br/. Para as 10 melhores propostas haverá a seguinte premiação: certificado de premiação, visita guiada no Centro Nacional de Biologia Estrutural e Bioimagem (CENABIO) e ao MAGLEV Cobra, veículo de levitação magnética, além de um encontro com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

A Mostra de Estágios Universitária do Estado do Rio de Janeiro é a segunda programação prevista pela SECTI, inspirada na Mostra de Estágios já realizada anualmente pelo Cetreina/SR-1/UERJ. Só que a proposta agora é ampliar a iniciativa para as universidades estaduais em todos os campi simultaneamente e, além de acontecer presencialmente, uma parte do evento será realizada em ambiente virtual. O objetivo é ampliar o número de participações, inclusive de instituições vinculadas de Ensino Técnico e Superior, diminuindo as barreiras geográficas para divulgação de programas de estágio e trainee. Se trata de um projeto que visa a inclusão do aluno no mercado de trabalho, de modo que o mesmo possa vivenciá-lo na prática. A Mostra acontece entre os dias 29 de outubro e 05 de novembro, com abertura presencial no dia 29 nos Campis Maracanã da UERJ. Já no dia 30 de outubro, estão previstos workshops e atividades presenciais ministrados pelo StartUp Rio, que vão acontecer de forma simultânea no Campis UERJ Maracanã, UENF e UEZO. Além disso, para quem não puder usufruir presencialmente dessas ações, palestras virtuais estarão disponíveis na plataforma da Mostra https://meu.rj.gov.br/ .

Para o secretário da SECTIRJ, Leonardo Rodrigues, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia é imprescindível para o desenvolvimento do país.”É muito bom ver cada instituição de ensino, secretaria ou entidade científica fazendo a sua parte principalmente nessa semana, pois significa a pluralização da ciência.  É importante popularizarmos o tema, por meio de programações como as que estamos fazendo na SECTI, para mostrar à sociedade que devemos ter a ciência como aliada para a nossa evolução. Devemos a ela grande parte das nossas conquistas nos campos da saúde, energia, alimentação e muitos outros. Viva a ciência!”completou o secretário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.