Dia D Contra o Sarampo vacinou  1.554 pessoas em Mesquita

No último sábado, o terceiro Dia D Contra o Sarampo deste ano aconteceu em Mesquita. Desde janeiro, o município aderiu à campanha “Rio Contra o Sarampo”, promovida pelo governo estadual. O Dia D, porém, consiste em um mutirão com mais profissionais envolvidos especialmente para vacinar quem não tem condição de ir aos postos nos dias úteis. Treze pontos da cidade participaram, das 8h às 17h. O público-alvo foi o mesmo da campanha, ou seja, bebês a partir de seis meses de vida até adultos com 59 anos que não foram imunizados contra a doença anteriormente. No total, foram vacinados 1.554 indivíduos na cidade só no dia 7 de março.

“O resultado foi positivo, embora represente apenas 64% do número de pessoas imunizadas no segundo Dia D, em 15 de fevereiro. Nos últimos dias, com o foco em notícias sobre o coronavírus, muitas pessoas podem ter se descuidado em relação à necessidade de vacina contra o sarampo”, alerta Sabrina Louroza, coordenadora de Imunização do município de Mesquita.

Dos 1.554 indivíduos vacinados no último sábado, 1.180 estão na faixa entre 30 e 59 anos. Quanto à população entre um e 29 anos de idade, esse número chega a 343. Já em relação às crianças entre seis meses e menos de um ano, foram imunizados 31 bebês. O local com maior procura pela vacina foi o CMS Paraná, no Centro, onde foram aplicadas 392 doses.

“Muitos moradores de Mesquita trabalham em outros municípios e, por isso, saem de casa antes do horário de vacinação e chegam quando os postos já estão fechados. Para essas pessoas, o Dia D acaba sendo melhor, porque a quantidade de profissionais envolvidos reduz o número de fila”, analisa Sabrina.

Campanha nacional foi realizada ano passado, com duas etapas

Márcio Maio/PMM

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi realizada pelo Ministério da Saúde em 2019, dividida em duas etapas. Na primeira fase, que começou em 7 de outubro e se encerrou no dia 25 do mesmo mês, o público-alvo foi o de crianças ainda não vacinadas com idades entre seis meses e menos de 5 anos. A segunda etapa se iniciou em novembro, no dia 18, e terminou no mesmo mês, no dia 30. Nesse período, a vacinação foi direcionada aos jovens na faixa etária de 20 a 29 anos de idade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.