A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, na terça-feira (24), em discussão única, o projeto de resolução 48/19, de autoria do deputado Danniel Librelon e Samuel Malafaia, todos do PRB, que dispõe sobre a criação do Disque Prevenção às Drogas na Alerj. O objetivo é atender à população que necessite de orientação relacionada à prevenção, encaminhamento para tratamento, assim como recebimento de denúncias relacionadas às clínicas e centros de tratamento públicos e privados para dependentes químicos. Por ter recebido emendas, o texto ainda precisa ser votado em redação final pela Casa.

Segundo a proposta, o disque funcionará em serviço 0800. O site da Alerj também terá um ícone esclarecendo sobre a forma de realização das denúncias. As ligações recebidas serão registradas em formulários próprios, onde deverão constar os dados do cidadão e a sua solicitação, sendo em seguida encaminhados à Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos da Casa que fará os encaminhamentos necessários. Os dados deverão ser sigilosos.

O atendimento será realizado por estagiários contratados pela Alerj e funcionará de segunda a sexta, das 9h às 18h. “O objetivo é criar um canal de comunicação que possa atender e esclarecer dúvidas de dependentes químicos e seus familiares relacionadas ao tratamento e prevenção às drogas”, explicou Danniel Librelon, que é o presidente da Comissão de Prevenção ao Uso de Drogas e Dependentes Químicos da Alerj.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.