Dois mil alunos da rede municipal de  Queimados realizam simulado do IDEB
Os testes também visam aproximar os estudantes do formato da avaliação que ocorrerá em novembro deste ano
Thiago Loureiro

Em busca da meta nacional, mais de dois mil alunos da rede municipal de ensino de Queimados realizaram nesta sexta-feira (13) a segunda aplicação do simulado para a Prova Brasil, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. As avaliações são direcionadas às turmas de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental das 30 escolas municipais.  A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, faz parte de um pacote de medidas que busca reforçar a aprendizagem dos estudantes.

Os testes também visam aproximar os estudantes do formato da avaliação – que ocorrerá em novembro deste ano – além de contribuir com o aperfeiçoamento do planejamento e das práticas pedagógicas, a partir do diagnóstico do nível de aprendizagem dos alunos. Com os resultados, os docentes terão estratégias de melhoria do desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) – que em sua última edição (2017) – o indicador destacou a cidade como a que mais cresceu na Região Metropolitana com a média de 4,55.

E o que se via em sala de aula era muita concentração acerca das diversas orientações do modelo de avaliação, como por exemplo, o uso correto do preenchimento do cartão-resposta e o tempo limite do exame. Presente na ocasião, o Secretário de Educação, Professor Lenine Lemos, elucidou a importância da preparação dos alunos para a prova.

“O resultado do simulado é o reflexo do trabalho dos professores de toda unidade escolar. O objetivo é diagnosticar e reforçar aquela disciplina que está enfraquecida, buscando melhorar a qualidade do ensino. Além de guiar todas as unidades em suas práticas pedagógicas, a ideia é nivelar o nível de conhecimento dos alunos até o dia da aplicação da prova.”

O caderno de provas contém 44 questões objetivas, divididas em 22 de Língua Portuguesa e Matemática. Cada estudante terá 25 minutos para resolver as questões propostas e mais 10 minutos para preencher a folha de respostas. Para logística da atividade, foram mobilizados aplicadores do simulado entre servidores da Semed e professores das unidades. Um dia antes da aplicação do simulado, os alunos da Escola Municipal Profª Scintila Exel realizaram uma atividade diferente em sala de aula. A professora Elaine Cristina do 5º ano dividiu sua turma em duas equipes para realizar uma gincana  com perguntas e respostas de questões das edições anteriores. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.