Duque de Caxias sedia 16ª edição  do Festival Nacional de Teatro

O município de Duque de Caxias recebe, entre os dias 27 de setembro e 13 de outubro, no Teatro Municipal Raul Cortez (Praça do Pacificador, Centro), o 16° Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias, com dezenas de espetáculos gratuitos, voltados para públicos de todas as idades.

O Festival Nacional de Teatro chega trazendo novidades que vão além da produção artística, reafirmando dois pontos básicos: a formação de plateia e o intercâmbio cultural. A cada edição o projeto chega a receber cerca de 15 mil espectadores e movimentar 300 profissionais, vindos de todo o Brasil. Este ano organizadores investem em novas frentes de atuação, ampliando o acesso de participação de grupos e coletivos em formação, além de abrir espaço para debates com a participação de agentes culturais e representantes do poder público e da sociedade civil.

A programação inclui 10 peças infantis e 21 adultas, que concorrem a troféus em 11 categorias diferentes — melhor diretor, ator, atriz, ator coadjuvante, atriz coadjuvante, espetáculo, figurino, maquiagem, cenografia, iluminação e o Prêmio de Dramaturgia. O Festival também vai premiar os três melhores espetáculos infantis e adultos. As mostras competitivas acontecem no Teatro Raul Cortez, nos horários de 14h ou 15h (categoria infantil) e às 19h (categoria adulto).

O público terá acesso gratuito a mais de 35 espetáculos, que fazem parte da mostra competitiva e mostra livre, realizadas no Teatro Raul Cortez (Praça do Pacificador); as mostras paralelas, que acontecem no Espaço Mercado Local (Mantiquira, Xerém), na Sede do Combate à Dengue (Campos Elíseos) e na Casa Brasil (Imbariê), além de atividades no Teatro Municipal Armando Mello (R. Frei Fidélis, Centro).

O grupo Inepta Cia, do Rio de Janeiro, vencedor da última edição do Festival, volta este ano para mostra competitiva com o espetáculo “2 Homens e 1 Dinheiro”. A peça será apresentada na segunda-feira, 07/10, às 14h, no palco do Teatro Raul Cortez. Outro destaque desta edição é a presença dos diretores Amir Haddad e João Herculano, que participam do “Encontros e Vivências”, programada para o sábado, 05/10, às 15h, no Teatro Municipal Armando Mello. O evento traz autores reconhecidos por seu talento e sucesso de público, como o escritor Mauro Rasi que, mesmo depois de sua morte, mantém viva sua arte com a peça “A Mente Capta”, que será apresentada na mostra competitiva pelo Grupo Loca, do Rio de Janeiro.

O professor e diretor de teatro, Guedes Ferraz, coordenador do CPT-DC e um dos idealizadores do Festival, destaca a importância deste projeto, não só para o Rio de Janeiro, mas para artistas de todo o país. “Para esta edição 2019 recebemos inscrições de grupos, não só do estado do Rio de Janeiro, mas de São Paulo, Amazonas, Paraná e Rio Grande do Sul. É um projeto que tem alma e diferencial. Trabalhamos muito para trazer espetáculos de qualidade para agradar todos os públicos”, destaca Guedes Ferraz.

O Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias é uma realização do Centro de Pesquisas Teatrais (CPT-DC) e conta com o apoio da Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço:

16º Festival Nacional de Teatro de Duque de Caxias

Data: 27/09 a 13/10 de 2019

Locais:

– Teatro Municipal Raul Cortez: Praça do Pacificador, Centro – DC

– Teatro Municipal Armando Mello: Rua Frei Fidélis, Centro – DC

– Espaço Mantiquira Mercado Local: Av. Pastor Manoel Avelino de Souza (Ao lado do Posto BR Chapéu do Sol), Mantiquira, Xerém – DC

– Sede do Combate à Dengue: Av. Actura, nº 30, Campos Elíseos – DC

– Casa Brasil: Av. Coronel Sisson, Imbariê – DC

Realização: Centro de Pesquisas Teatrais de Duque de Caxias (CPT-DC)

Apoio: Prefeitura Municipal de Duque de Caxias/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Informações: através do email cptdc@hotmail.com ou pelos telefones (21) 98455-1246 e 2671-3056 (comercial)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.