ESMUTI faz festa para  comemorar Dia do Idoso

O mês de outubro começou animado no Espaço Municipal da Terceira Idade (ESMUTI). Na terça-feira (1º), cerca de 400 pessoas participaram das comemorações pelo Dia Nacional e Internacional do Idoso. Foi a oportunidade para que os frequentadores do equipamento da Prefeitura de Nova Iguaçu pudessem apresentar seus dotes artísticos e aprendizados adquiridos nas diversas oficinas e capacitações oferecidas pela casa

Fotos: Alziro Xavier / PMNI

A festa contou com apresentações musicais, teatrais, de dança, além de exposições de pinturas e origamis (arte japonesa de dobrar papel e criar objetos). Um dos artistas que tiveram suas peças expostas foi Sidney Alves do Nascimento, 63 anos, que levou para o ESMUTI sua coleção de origamis.

“Eu achava que era só fazer barquinho e avião, mas descobri que podemos criar qualquer coisa com papel. O professor Jeferson me deu o primeiro tijolo e me ensinou a construir o que eu quisesse”, recorda o aposentado. “O ESMUTI mudou minha vida. Entrei aqui em fevereiro e desde então estou sempre aprendendo coisas novas”, revela ele.

Fotos: Alziro Xavier / PMNI

Sidney é um dos 950 idosos inscritos no ESMUTI. E o número de pessoas atendidas no espaço é cada vez maior. “No início da atual gestão, em 2017, o espaço atendia a cerca de 300 idosos. O prefeito Rogerio Lisboa tem uma sensibilidade muito grande e vem investindo cada vez mais na atenção aos idosos. Por isso a procura pelo ESMUTI é cada vez maior”, disse Alexandre Costa, diretor do ESMUTI.

Além das oficinas de pintura e origamis, a casa oferece aulas de inglês e japonês, teatro, contação de histórias, roda de conversas, aulas de dança, alongamento, ginástica, caminhada, curso de informática, hidroginástica, entre outros. Para se inscrever nas atividades, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa e solicitar o encaminhamento. O ESMUTI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e fica localizado na Av. Luís de Matos, 736, no bairro da Luz.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.