Especialista em finanças e direito dá dicas para organizar as contas em 2022

O ano de 2022 já começa com as promessas de sempre, ajustar as dívidas e começar o ano no azul. A advogada e contadora Paula Alves dá dicas para organizar as finanças em 2022 e afirma que bons hábitos financeiros podem ser criados em qualquer etapa da vida financeira de cada trabalhador ou empresário e elenca hábitos que podem salvar ou dar um norte para quem deseja se planejar.

“Uma vida financeira bem controlada é fundamental para crescer o seu patrimônio e realizar os seus objetivos. A forma com que você lida com o seu dinheiro é que determina se no final do mês vai sobrar ou faltar”, explica a advogada e contadora Paula Alves.

A maioria das pessoas considera que é muito difícil fazer esta organização e sempre deixam para amanhã, acumulando dívidas, financiamentos e mais contas.

Organização financeira

O objetivo de organizar a sua vida financeira é fazer da economia um hábito. Assim, você sempre terá dinheiro sobrando. O equilíbrio das suas finanças é crucial para o seu futuro. Desta forma, você conseguirá realizar todos os seus objetivos. Como por exemplo, se aposentar mais cedo e com mais tranquilidade.

Uma pesquisa realizada pela Anbima e quantificada pelo Datafolha mostrou que cerca de 60% dos entrevistados brasileiros não gostam de planejar as finanças. Eles preferem esperar para agir só quando algo realmente acontecer.

Esse resultado vem de encontro com um levantamento do Serasa Experian. Foi revelado que os jovens são os que possuem menor controle do próprio dinheiro. Uma vida financeira bem organizada também é importante para o seu dia a dia. Principalmente para saber diferenciar os gastos importantes dos supérfluos.

Desde cedo é importante saber a importância de cuidar da vida financeira. É possível começar a qualquer momento. Porém, quanto mais tarde, mais difícil se tornará. A falta de planejamento é o principal causador das dívidas. Com elas, é muito difícil enriquecer e formar um patrimônio. 

Deixe as desculpas de lado

Paula Alves desmistifica o conceito de que é um desafio muito árduo ou um sonho uma vida financeira organizada. “Transforme seus objetivos em realidade. Abandone as suas desculpas de que isso é difícil. Se você começar, vai ver que é simples. Não espere para amanhã, inicie a mudança agora. No futuro, o esforço valerá a pena”, afirma. 

Foco e planejamento

Para a advogada e contadora Paula Alves, em primeiro lugar, quem deseja ajustar as contas precisa ter foco em sua decisão.

“Foco é elemento primordial para quem deseja ter uma nova vida financeira. Ele que não fará o trabalhador se desviar das metas, que aliado a um bom planejamento pode mudar e manter a saúde financeira de um trabalhador ou negócio”, diz a profissional, que faz um outro alerta.

“Não gastar mais do que se ganha ou misturar as finanças pessoais com a de qualquer negócio é uma armadilha”, completa Paula Alves.

Pague as suas dívidas

Sair do vermelho é fundamental para sua vida financeira. Depois de fazer o seu planejamento financeiro, separe o valor necessário para pagar as suas dívidas. Se for impossível, negocie elas até que chegue em uma prestação que caiba no seu bolso. 

Despesas inesperadas e controle das contas

“Quando o profissional recebe o seu pagamento, ou o empresário for organizar seu lucro líquido é fundamental que ele separe um recurso para despesas inesperadas. Ter um controle das contas, gastos, entrada e saída de recursos, é importante. Despesas prioritárias como impostos e aluguel entram como gastos fixos”, conta a profissional.

Equilíbrio

Segundo Paula Alves, o equilíbrio fiscal pode estar presente em casa e é algo para que cada um deva se preocupar

“O controle de gastos financeiros seja em uma casa ou em um negócio e pequenos hábitos podem gerar economia. Tudo em excesso faz mal. Sabendo o que se gasta e para onde vai o dinheiro é responsabilidade e a prática de pagar as contas em dia, não gastar além do que se ganha e sempre ter uma reserva para uma emergência, garante o equilíbrio fiscal em qualquer realidade. Equilíbrio é palavra de ordem”, finaliza a advogada e contadora Paula Alves.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.