Expansão do Segurança Presente  é aprovada pela população

Em menos de um ano, o Governo do Estado já instalou nove bases do programa Segurança Presente no Rio de Janeiro. A ação de policiamento de proximidade e atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade social tem apresentando resultados positivos. Em 2019, foram identificados 369 foragidos da Justiça e 874 criminosos presos em flagrante. Além disso, 5.267 ações sociais foram realizadas. O programa, que é coordenado pela Secretaria de Governo e Relações Institucionais, tem recebido elogios de moradores e comerciantes.

A moradora de Botafogo Fátima Adão é uma das que tem se sentido mais segura com a instalação do Segurança Presente no bairro. Ela frequenta a Praça Nelson Mandela e circula agora pelas ruas da região com mais tranquilidade. Eu e outros moradores temos percebido mudanças a partir da inauguração do programa. Estávamos com problemas de assaltos e de moradores de rua consumindo drogas. A praça, por exemplo, havia se transformado em dormitório. Agora, o bairro está com outra ‘cara’. A equipe de agentes é muito dedicada em todas as situações disse.

Gerente de um estabelecimento comercial do ramo alimentício no bairro, Camila Gomes Costa Maia também aprovou a iniciativa. “Mais segurança, mais clientes. Estamos muito satisfeitos com a atuação dos agentes”,  afirmou. Inaugurada no início de outubro, a base do Segurança Presente em Botafogo conta com 32 agentes civis e 9 PMs fixos. A equipe utiliza bicicletas, motocicletas e viatura para realizar as abordagens e atender às demandas de segurança da população. O patrulhamento complementa a atuação do batalhão de área, como nas demais unidades do programa.

 “O programa Segurança Presente é um sucesso e vem sendo chancelado pela sociedade. É uma honra estar à frente dessa iniciativa”, disse o secretário de Governo e Relações Institucionais, Cleiton Rodrigues. Já foram instaladas as seguintes bases: Ipanema, Tijuca, Laranjeiras, Botafogo, Bangu, Barra da Tijuca, além de Nova Iguaçu, Austin, e Duque de Caxias. Demais áreas de atuação do programa: Lapa, Centro, Aterro do Flamengo, Lagoa, Leblon, Méier, Copacabana, Niterói. A equipe é integrada por policiais militares, agentes civis (egressos das Forças Armadas) e assistentes sociais.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.