Faetec seleciona bolsistas para o Curso Cordontec, na Le Cordon Bleu

A tarde da última terça-feira (10) foi de grande emoção para os dez bolsistas selecionados para estudar na Le Cordon Bleu. O processo de ingresso para escola internacional de gastronomia é uma parceria entre a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação com a Le Cordon Bleu.

Ao todo, vinte candidatos participaram do Teste de Habilidades Específicas, realizado na sede da escola, em Botafogo. Os candidatos participaram de uma aula e tiveram que reproduzir os dois pratos, um salgado e um doce, confeccionados pelos chefes. Os candidatos tiveram cerca de três horas para entregar os seus pratos para avaliação.

“Tivemos 5.600 inscritos para as dez vagas que oferecemos. É muito gratificante proporcionar uma possibilidade como esta. Isso mostra o quanto este curso é um diferencial na vida daqueles que sonham em viver da gastronomia. Estamos falando da maior escola de gastronomia do mundo e a Faetec está oferecendo a oportunidade de pessoas de baixa rende se qualificarem nela”, destaca Romulo Massacesi, presidente da Faetec.

Antes do Teste de Habilidades Específicas, os candidatos passaram por uma prova objetiva de português e matemática, aplicada na Faetec. O curso vai ensinar técnicas de pâtisserie, cuisine, boulangerie e serviço de salão. Ao final, os estudantes receberão certificado de conclusão emitido pelo Le Cordon Bleu e pela Faetec. As atividades terão início já no primeiro semestre de 2020.

“ Parabenizo os bolsistas aprovados nesse difícil processo de ampla concorrência. Com certeza estar entre os dez melhores não foi uma tarefa fácil. É com alegria que firmamos essa parceria com a Le Cordon Bleu. Juntos podemos transformar muitas vidas. Esses alunos terão a oportunidade de se profissionalizar com uma das maiores escolas de gastronomia do mundo e sairão do curso prontos para o mercado de trabalho. Desejo sucesso na jornada de cada um e seguiremos trabalhando para oferecer cada vez mais oportunidades como essa para a população”, disse o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

A nova turma

Os candidatos aprovados são estudantes de baixa renda, com idade a partir dos 18 anos. Eles irão estudar na Le Cordon Bleu durante 12 meses. A formação profissional, incluindo currículo e metodologia, é a mesma aplicada nas unidades do instituto no exterior.

Aprovada em primeiro lugar no Teste de Habilidades Específicas, Lorena de Souza, de 25 anos, chorou ao ouvir o resultado.

“ Eu amo cozinhar e fiz um curso de cozinha, em um projeto social. Essa é a realização de um sonho e eu tenho certeza que vai mudar a minha vida. Vou aproveitar cada segundo aqui dentro da Le Cordon Bleu”, disse ela, que mora em Realengo.

A segunda colocação ficou com a paraense de 48 anos, Rosilene Davoezem. Ela, que chegou ao Rio de Janeiro aos 12 anos, conta que a cozinha faz parte da sua memória afetiva.

“Passei toda infância vendo minha mãe cozinhar. Meu sonho é trabalhar com gastronomia. Em 2001, me matriculei num curso superior, mas não tive condições de concluir, pois o material é muito caro. Eu não estou acreditando que em um ano, vou ter o meu tão sonhado diploma e emitido pela Faetec e pela Le Cordon Bleu, duas instituições de nome”, concluiu.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.