Festival EncontrArte completa 20 anos em clima de despedida

O Festival EncontrArte chega a 2022 com o mesmo corpo de 2002. Mesmo tamanho, quase o mesmo formato e mesmo local. A primeira edição no início do século contou com 11 espetáculos, sendo 10 da Baixada e 1 do Rio de Janeiro. De 23 a 28 de agosto será o grande evento de despedida no teatro do Sesc e no Patronato São Vicente, ambos em Nova Iguaçu. O festival contará com a mesma energia como se fosse a primeira vez.

Em 20 anos o Festival alcançou números formidáveis. Foram 290 espetáculos, 32 oficinas de qualificação, 11 seminários e 51 honrarias a artistas e técnicos. Além disso, todas as ações foram oferecidas de forma gratuita para a população. Em 20 anos o Festival contou com mais de 300 mil expectadores. Tudo fruto de muito trabalho e muito amor ao teatro.

Com a palavra, os fundadores e organizadores do Festival, Claudina, Fábio e Tiago: “Sempre foi uma troca entre grupos durante todos esses anos. Esse é um dos legados construídos pelo projeto. A programação de 20 anos tem cerca de 95% de espetáculos da própria região da Baixada Fluminense e não deve em nada a nenhum outro festival do país. Mesmo assim o adeus se tornou quase inevitável porque desde 2018 perdemos a patrocinadora principal, e é necessário que esse projeto tenha um patrocinador que fortaleça a transformação humana através da arte na periferia. A extinção de quase por completo do incentivo direto a festivais de artes cênicas por todo o Brasil, vem afetando duramente a realização do nosso projeto. Isso tornou a tarefa de realizar o festival muito difícil nos últimos 5 anos. Ficou complicado entregar a cultura de forma social a quem mais precisa: o povo da periferia. Mas chegamos aos 20 anos com muita energia como se fosse a primeira vez. Agradecemos a todos que acreditaram e participaram desse sonho que foi real e incrível durante 20 primaveras. Um agradecimento especial ao SESC, que de mãos dadas caminhou junto nessa trajetória desde o primeiro instante até esse 2022.”

Para comemorar 20 anos de muitas histórias, o Festival EncontrArte apresenta a programação completa da edição de 2022 no site oficial e nas redes sociais.

Mais detalhes e informações estão disponíveis através do endereço www.encontrarte.com.br

SERVIÇO

EncontrArte

DE 23 A 28 DE AGOSTO DE 2022

Local: Sesc Nova Iguaçu (23 a 28 de agosto)

Endereço: Rua Dom Adriano Hipólito, 10 – Moquetá, Nova Iguaçu-RJ

Local: Patronato São Vicente (23 e 25 de agosto)

Endereço: Rua Governador Portela, 382, Centro, Nova Iguaçu-RJ

Programação no site https://festival.encontrarte.com.br/#programacao

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.