Fim de semana com ações de testagem  rápida de Covid-19 em Duque de Caxias

Esse fim de semana terá mais ações de Testagem Rápida de Covid-19, promovidas pela Prefeitura de Duque de Caxias, através da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, no município. No sábado (11), serão beneficiadas sete localidades no primeiro distrito e, no domingo, (12) mais seis no terceiro distrito (Veja a lista ao fim do texto).

Desde o início da campanha de testagem em massa para Covid-19, Duque de Caxias já alcançou 125.123 pessoas. Deste total, 113.895 deram negativo para o novo Coronavírus e foram contempladas 296 localidades espalhadas pelos quatro distritos. Durante as testagens, os pacientes sintomáticos, com teste rápido positivo, são encaminhados para o atendimento médico na unidade de saúde mais próxima de casa, além da recomendação para que cumpram o isolamento domiciliar. As ações, promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde, contam com o apoio dos agentes da Defesa Civil municipal e de voluntários do Processo Apell.

O prefeito Washington Reis ressaltou que o município está fazendo a maior programação de testagem de toda a Baixada. “Duque de Caxias sai na frente na testagem em massa. Nosso objetivo é detectar o contágio para podermos ampliar e detalhar melhor a circulação do vírus, definindo as prioridades e ações a serem tomadas na cidade no enfrentamento ao novo Coronavírus”, disse Washington Reis.

O Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Carlos de Oliveira, destaca a baixa procura de pessoas com sintomas de Covid-19 nas unidades da rede municipal de saúde nas últimas semanas. “A população está mais consciente das medidas de prevenção. O isolamento realizado logo no início da pandemia deu resultados muito positivos, com a redução de números de pessoas internadas, consequentemente, diminuiu o número de óbitos pela doença também. Hoje, o município dispõe de leitos vagos para pacientes de Covid-19 e o contágio vem diminuindo a cada dia”, destaca o secretário Dr. José Carlos.

Os testes rápidos para Covid-19 devem ser feitos a partir do oitavo dia após o início dos sintomas, para que os resultados possam atingir os valores de sensibilidade, especificidade e precisão. Os grupos prioritários para serem testados são os profissionais de saúde, os idosos e pessoas com comorbidades, como hipertensão e diabetes, além dos agentes de segurança e pessoas com sintomas de síndrome gripal.

Veja a programação das ações de testes rápidos para este fim de semana, em mais de 13 localidades no primeiro e terceiro distritos, das 8h às 12h:

SÁBADO:
Igreja de Jesus Cristos dos Últimos Dias (Rua Tenente José Dias)
Praça da Prainha
Praça da Vila Ideal (Av. Dr Manoel Teles)
Centro Comercial da 5 de Maio (Rua Expedicionário Aquino de Araújo)
Campo do Barcelona (Av. Silveira Martins, 231 – Parque Lafaiete)
Calçadão da Covanca (Av. Covanca, 289)
Posto Shell (Av. Nilo Peçanha, 1028 – Parque Lafaiete)

DOMINGO:
Quadra do Cristóvão Colombo (Rua Lopes Vieira – Parada Angélica)
Associação de Moradores do Conjunto 22 (Rua Menezes, 39 – Imbariê)
Rua Projetada 31 Lote 1 (Antiga Piscina Bar – Barro Branco)
Rua General Mariante, 14 (Em frente ao Bar do Sinhozinho – Parada Angélica)
Rua Manoel Pedro Machado, 200 (Vila Ema- Imbariê)
Av. Rodrigues Alves (Em frente a quadra de Futebol – Imbariê)

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.