Firjan SENAI SESI abre 1.360 vagas gratuitas  para Ensino Médio com Curso Técnico
Paula Johas

Até 27 de setembro, jovens do estado do Rio poderão se candidatar ao edital com 1.360 vagas gratuitas para o Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com o Curso Técnico da Firjan SENAI, nos turnos da manhã e tarde. Os interessados devem estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental ou tê-lo concluído. As oportunidades são para jovens com renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos.

O público alvo preferencial serão os dependentes de industriários e complementarmente a comunidade. Os alunos do 9º ano da Escola Firjan SESI, que atenderem ao perfil de renda, também poderão participar e terão precedência na classificação.

 Só na Região Metropolitana são ofertadas 720 oportunidades nas seguintes unidades: Maracanã (240 vagas); Jacarepaguá (160 vagas); Duque de Caxias (160 vagas); Nova Iguaçu (80 vagas); e São Gonçalo (80 vagas). E, para o interior, serão destinadas 640 oportunidades, distribuídas entre as unidades de Barra Mansa (80 vagas); Macaé (160 vagas); Nova Friburgo (80 vagas); Petrópolis (80 vagas); Resende (160 vagas) e Volta Redonda (80 vagas).

 Um dos principais objetivos da instituição é o fortalecimento da Educação Básica articulada com a Educação Profissional. Por isso, a partir de 2020, o Ensino Médio da Escola Firjan SESI passa a ser oferecido somente de maneira concomitante ao Curso Técnico da Firjan SENAI, e de forma gratuita.

Regina Malta, gerente geral de Educação da Firjan SENAI SESI, destaca que a proposta da instituição é de investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico. “A Escola Firjan SESI reforça a proposta de unir o Ensino Médio com o Curso Técnico da Firjan SENAI, preparando os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho da inovação e da continuidade de estudos”.

CALENDÁRIO DO EDITAL

O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições devem ser realizadas através do mesmo http://www.escolafirjansesi.com.br . A validação deve ser presencial, de 30 de setembro a 4 de outubro, na unidade escolhida, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, com toda a documentação necessária – carteira de identidade; cópia do CPF; cópia do certificado de conclusão ou comprovação de estar matriculado no 9º ano do Ensino Fundamental; autodeclaração de renda; comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital.

O processo de classificação se dará da seguinte forma, conforme edital:

•          Alunos do 9º ano do Ensino Fundamental das Escolas Firjan SESI que atendam ao perfil e obtenham a nota de corte;

•          Dependentes de industriários ou ex-industriários até três anos, que atendam ao perfil de renda, e obtenham a nota de corte;

•          Pessoas da comunidade em geral, que atendam ao perfil de renda, e obtenham a nota de corte.

Em 9 de outubro serão divulgados (online) os locais das provas e em 19 do mesmo mês estas serão aplicadas (de forma presencial), das 9h às 12h. A avaliação será composta por 60 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas da 2ª etapa do Fundamental II, em especial do 9º ano.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.