Funcionários participam de  palestra sobre o Outubro Rosa

Como fazer a autoavaliação e se prevenir contra o câncer de mama. Esses foram alguns dos principais tópicos da palestra realizada ontem (21) pelo Profº Dr. Antônio Augusto Peregrino, na sede do DER. Cerca de 80 funcionários participaram do evento “Das estradas e da vida é preciso cuidar – Cuidados e Prevenção do Câncer de Mama”, no auditório do departamento. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Internacional Contra o Câncer de Mama (19 de outubro), no mês em que se realiza, em todo o mundo, a campanha Outubro Rosa.

Encontro com especialista abordou a prevenção ao câncer de mama
Gabriel Esteves

Peregrino apontou, durante a palestra, os principais fatores de risco para o câncer de mama. “Hábitos alimentares saudáveis podem ser úteis na prevenção. Assim como o consumo de bebidas alcoólicas, a obesidade e o sedentarismo podem ser fatores causadores. Por isso, reforço a importância da prática esportiva regular, que reduz a possibilidade de se contrair a doença, e também, fortalece as defesas do nosso corpo” disse Antônio, que tem doutorado em Saúde Coletiva pela UERJ.

O profissional alertou também sobre a possibilidade do câncer de mama ocorrer nos homens. E pediu a colaboração dos participantes para levar a informação da campanha para os familiares e amigos. “É muito importante disseminar essas informações para a população”, afirmou.

O palestrante esclareceu, ainda, dúvidas dos funcionários do departamento. Os participantes também ouviram o testemunho da funcionária Marluce Martins, que relatou a descoberta de um câncer de mama e contou sobre seu tratamento. “Hoje, vivo a minha vida livre da doença”, disse a servidora, que teve o diagnóstico há 6 anos e se curou.

“O Outubro Rosa é um forma de reforçar a conscientização sobre esse assunto tão importante para a saúde da mulher”, afirmou a assessora Especial de Planejamento do DER-RJ, Elizabeth Valle Viana. “A iniciativa é um cuidado com o funcionário. Serve de alerta e conscientiza”, disse a diretora.

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), são 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes causadas pela doença, a cada ano. 

No Brasil, em 2019, estima-se que serão 59.700 casos novos, o que representa 29,5% dos cânceres em mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada doze mulheres terão um tumor de mama até os 90 anos de idade.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.