Gestação em pauta na Clínica da Família de Queimados

Durante a gestação alguns cuidados com a saúde precisam ser tomados para que as mamães tenham uma gravidez tranquila e os bebês sejam saudáveis. E, para orientar essas mulheres, a Clínica da Família Pastor Júlio Alves Sena, do bairro Fanchem realiza semanalmente a ‘Oficina para Gestantes’ na própria unidade. O encontro de segunda-feira (14) reuniu mais de 20 pacientes para tratar sobre a importância da amamentação e a prevenção da sífilis congênita (doença sexualmente transmissível que pode ser passada para o bebê durante a gravidez).

Thiago Loureiro

Além das orientações médicas, as gestantes puderam realizar teste rápido de HIV, Sífilis e Hepatite B e C. A iniciativa tem como objetivo acompanhar de perto a gravidez, dando assistência, promovendo troca de experiência e repassando informações importantes neste período. Os temas abordados durante o encontro são escolhidos pelas próprias pacientes.

De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Drª Lívia Guedes, os aprendizados desenvolvidos na oficina farão uma grande diferença para que tenham uma gestação saudável. “É um momento totalmente dedicado a elas, para que tirem suas dúvidas, pois infelizmente há muitas mães que não sabem muitas coisas que são importantes para uma gestação saudável”, explicou a gestora.

A mamãe de primeira viagem, Stéphanie Almeida (26), está no seu segundo mês de gestação e afirmou ter aprendido bastante com a oficina. “Estou há pouco tempo na unidade fazendo meu pré-natal, o atendimento é ótimo e essas palestras são importantes para nos ensinar ainda mais. Algumas coisas eu já sabia graça as orientações de amigas e familiares, já outras eu aprendi agora, como a sífilis congênita”, concluiu a moradora do bairro Fanchem. 

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.