O governador Wilson Witzel anunciou, nesta terça-feira, em visita ao Píer Mauá, para abertura da temporada de cruzeiros 2019/2020, que determinou a criação de um grupo de trabalho para fomentar o turismo náutico no estado do Rio de Janeiro. Segundo Witzel, o governo pretende estudar alternativas para ampliar o tempo de permanência dos navios no Rio de Janeiro e, assim, movimentar a economia fluminense.

“O secretário de Turismo vai iniciar um grupo de estudo para começarmos um trabalho de estímulo à ampliação da temporada de navios. Além disso, conversarei sobre este tema com os governadores. Precisamos diminuir custos, convencer os governadores sobre a redução do ICMS do combustível, de taxas relativas aos custos das embarcações para que os navios fiquem mais tempo na costa brasileira”, disse o governador em visita ao navio MSC Fantasia, que tem capacidade para 4,3 mil passageiros.

Até o dia 15 de abril de 2020, data de término da temporada de cruzeiros no país, o setor deve gerar 34 mil empregos diretos e indiretos, injetando nas cidades costeiras cerca de R$ 2,2 bilhões. O Rio de Janeiro é o principal destino dos turistas que chegam por navios e vai receber 112 chegadas.

 “O circuito de cruzeiros tem um potencial cada vez maior de se expandir no Rio de Janeiro. Precisamos trabalhar em conjunto para que mais pessoas possam embarcar no Píer Mauá e desembarcar além de abril do ano que vem. Esta é uma oportunidade importante pelo volume de negócios que o setor traz para o estado”, destacou o secretário de Turismo, Otávio Leite.

 Segundo o diretor-geral da MSC Cruzeiros do Brasil, Adrian Ursilli, mais de 200 mil hóspedes estarão circulando no estado do Rio nesta temporada regular de cruzeiros.

  “Além do Rio de Janeiro ser um porto de embarque importante, é também um porto de destino, portanto além dos hospedes previstos que chegam a 64 mil teremos mais 133 mil em trânsito nos demais municípios do Rio de Janeiro como Ilha Grande, Búzios, Cabo Frio, entre outros”, disse.

 O vice-governador Claudio Castro e o secretário de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira, também estiveram presentes na abertura da temporada de cruzeiros no Píer Mauá.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.