Guarda Municipal de Mangaratiba ganha canal de atendimento para mulheres vítimas de violência

Com o objetivo de auxiliar e dar mais segurança às mulheres do município, a Guarda Municipal de Mangaratiba (GM) conta agora a Ronda Maria da Penha. O serviço, que funcionará 24 horas por dia, vai promover rondas de verificação periódicas na cidade, receber denúncias e atender mulheres vítimas de violência doméstica.

 As equipes da Ronda Maria da Penha (RMP) também tem como objetivo realizar o acompanhamento de mulheres que possuem medidas protetivas em ativo. A atuação da patrulha vai funcionar de forma integrada com a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, a 165°DP e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro.

 Para facilitar o atendimento, a equipe da Ronda terá também uma central própria para receber denúncias. Além disso, as guarnições da RMP serão identificadas de forma diferenciada e vão sempre contar com uma oficial do sexo feminino para facilitar no acolhimento das mulheres.

 Vale lembrar que o serviço já era realizado na cidade, mas, a diferença é que agora haverá uma equipe da GM direcionada e preparada exclusivamente para intervir em casos de violação dos direitos da mulher.

 “Nós já trabalhamos em parceria com o Fórum e a delegacia da cidade, que passam para a gente um relatório constante das mulheres que possuem medidas protetivas ativas. Com essas informações, vamos até elas e verificamos se determinação judicial está sendo realmente cumprida. Caso algum o agressor descumpra a lei, é dada voz de prisão, e ele é encaminhado para a delegacia. Com a nova Ronda Maria da Penha em atividade, vamos poder ampliar esse atendimento ainda mais”, explicou o GM responsável pela Ronda, Alexandre Jesus.

 Todas as denúncias para a Ronda Maria da Penha devem ser feitas através do número 153 ou do WhatsApp (21) 98624-3005 da Guarda Municipal. Ao informar o assunto, a ligação ou mensagem será encaminhada diretamente para o setor responsável. O atendimento é gratuito e 24h.

Em seu primeiro dia de funcionamento, a Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal de Mangaratiba, já conseguiu prender em flagrante um homem por descumprimento de medida protetiva. O caso de violência doméstica aconteceu na noite desta segunda-feira (27), no distrito da Serra do Piloto. Os agentes chegaram até o local após serem acionados pela vítima.

 Neste momento, o caso está sendo registrado na 165° DP.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.