Hemorio registra aumento de doação de sangue nos meses de junho e julho

O Hemorio registrou, na primeira quinzena de julho, um crescimento de 22% no número de doações de sangue. O aumento também ocorreu no mês anterior, com quase 30% a mais no número de doadores em comparação ao mesmo período do ano passado.

“O Hemorio, assim como todos os serviços de hemoterapia no Brasil e no mundo, sofreu bastante com a redução de doação por causa da pandemia. Maio foi o mês mais significativo, com queda de 38% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso fez com que a equipe realizasse uma série de ações para chamar os doadores e que deram resultado. Uma delas foi o ‘Hemorio em casa’, onde nossas equipes foram até os condomínios e montavam toda a estrutura para a coleta de sangue para evitar que as pessoas saíssem de casa”, explicou o diretor-geral do Hemorio, Luiz Amorim.

 Ainda de acordo com o diretor-geral, a parceria com os aplicativos de transporte, que ofertava descontos nas corridas de ida e volta ao hemocentro, também ajudaram na captação de mais doadores. Até o momento, cerca de 10 mil vidas já podem ser salvas somente graças às doações extras registradas durante o período de pandemia.

 “Esse aumento nos permite atender com maior tranquilidade os hospitais públicos que estejam recebendo pacientes com covid-19 ou de forma geral, principalmente neste momento de retomada dos procedimentos cirúrgicos e de consultas. Quem ganha é a população do Rio de Janeiro”, disse Amorim.

O Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), é o hemocentro coordenador do Estado do Rio de Janeiro e abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado. Ele é o segundo maior hemocentro do país e funciona de segunda a segunda, incluindo feriados, das 7h ?às 18h. O posto de coleta central fica localizado na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.