HGNI disponibiliza número de telefone  para agendamento de doações de sangue

A doação de sangue no Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI) caiu quase 60% nas últimas semanas devido às medidas adotadas em todo país para evitar a propagação do coronavírus (COVID-19). Para aumentar o estoque, o hospital pede para que as pessoas agendem sua doação através do número (21) 97663-9352, entre segunda e sexta-feira, das 7h30 às 12h30, evitando aglomerações. O banco de sangue vai receber quatro doadores por hora, com a expectativa de coletar pelo menos 20 bolsas por dia. Por este motivo, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) pede para que a população marque hora para doar sangue e, com este gesto altruísta, ajude a salvar vidas.

 “Estamos tomando as ações necessárias para conter o avanço do coronavírus em Nova Iguaçu, capacitando profissionais da saúde, orientando as equipes e a população. Mas é importante lembrar que o HGNI enfrenta a superlotação diariamente e continua recebendo casos cirúrgicos graves de toda a Baixada Fluminense que necessitam de reserva de sangue. Por isso, pedimos o apoio dos doadores de sangue para que ele liguem, agendem um horário e compareçam para ajudar a salvar vidas”, afirma o secretário municipal de Saúde de Nova Iguaçu, Manoel Barreto.

Além de disponibilizar o agendamento, o Hemonúcleo do HGNI tomou outros cuidados necessários para garantir que a coleta de sangue seja realizada de forma segura. Os profissionais da saúde orientam os doadores a higienizar as mãos ao chegar, antes e após a doação. Além disso, as salas de triagem, de coleta, copa e recepção são, como sempre foram, higienizadas regularmente durante o dia.

Apesar da suspensão das cirurgias eletivas até dia 30 de março, a rotina de procedimentos de urgência e emergência no HGNI segue normalmente. Por dia, são realizadas entre 15 e 20 cirurgias em pacientes que precisam ser operados para receberem alta, sendo parte em idosos, que fazem parte do grupo de risco do Covid-19. “Precisamos das doações para cirurgias, principalmente em pacientes idosos que estão internados, e nos preparar para casos de emergência, priorizando a alta médica e a liberação de leitos, fator fundamental para o bom funcionamento de um hospital que vive superlotado”, reforça o diretor médico do HGNI, Lino Sieiro.

Com a disseminação do coronavírus, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Saúde definiram novos critérios para a doação nos bancos de sangue como ação preventiva em todo país. Pessoas que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com casos confirmados ou suspeitos de contraírem o Covid-19, e apresentam sintomas da doença, estão impedidos de doar por até 90 dias após a recuperação total do quadro clínico. Também é contraindicada a doação de quem se vacinou contra o sarampo nos últimos 30 dias.

Para doar a pessoa precisa estar bem de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos. Não é preciso estar em jejum, mas quem ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas ou bebidas alcoólicas no dia anterior. Mulheres que estejam amamentando só podem doar após seis meses, e quem fez tatuagem deve esperar 1 ano. Menores de 16 e 17 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis. O modelo da declaração está disponível no site do Hemorio (http://www.hemorio.rj.gov.br/html/pdf/menor_idade.pdf

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.