O governador Wilson Witzel participou ontem (15), da cerimônia de entrega de 176 equipamentos destinados ao Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no Estácio, na região central do Rio. Os aparelhos foram doados pela Secretaria de Estado de Saúde e equivalem a cerca de R$ 1,2 milhão em investimento na unidade, voltada para policiais militares do estado e seus dependentes.

Na ocasião, Witzel anunciou que um novo prédio será construído no terreno do hospital para abrigar o serviço de emergência, além de nova sede administrativa. O projeto, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Infraestrutura e Obras, prevê um edifício com nove andares. Os recursos para a construção virão do Fundo de Saúde da Polícia Militar do Rio de Janeiro (FUSPOM).

“A estrutura de saúde da Polícia Militar precisava avançar porque deve atender a uma tropa que possui características inerentes às do Rio de Janeiro. Por isso, era preciso entender as necessidades da corporação e uma delas é ter uma saúde específica para atender a família militar. Uma estrutura como essa, que há 70 anos não recebe a melhoria necessária, não poderia continuar assim. Estamos trabalhando para aumentar o efetivo da polícia, nos quadros da saúde e do operacional, para realizar uma renovação na corporação”, disse o governador.

Entre os equipamentos doados pela Secretaria de Saúde estão eletrocardiógrafos, desfibriladores cardíacos, macas, monitores, focos de luz, entre outros. Diariamente, em torno de 200 pessoas são atendidas no Hospital Central da Polícia Militar, que reúne 200 leitos para internação e 11 vagas de CTI. Ao todo, trabalham na unidade 380 médicos e 100 enfermeiros.

 “Esta é a primeira celebração de uma parceria entre a Secretaria de Saúde, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A saúde do estado está destinando cerca de R$ 1,2 milhão em equipamentos hospitalares ao Hospital Central da Polícia Militar. Estamos em vias de viabilizar outros aparelhos para atender essa e as demais unidades de saúde da corporação”, afirmou o secretário de Saúde, Edmar Santos.

A integração entre as secretarias estaduais e a otimização de recursos públicos foram destacadas pelo secretário de Polícia Militar, coronel Rogério Figueredo de Lacerda.

“Este suporte logístico é fundamental para a recuperação do sistema de saúde da Polícia Militar. Além da missão emergencial de recuperar a capacidade operacional da corporação, traçamos metas de também recuperar as áreas de ensino e de saúde da PM. A doação desses insumos e equipamentos para o Hospital Central é mais uma demonstração da gestão integrada da administração”, ressaltou o secretário.

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.